Partilhar:

Vinho Branco
Quinta da Romaneira
Pulga 2022, 75cl
Douro DOC

34,85

 13%

 2023-2028

 Servir a 10°-12°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Março de 2023

Este é um vinho complexo que combina a frescura típica dos brancos da Romaneira com uma profundidade de sabor e complexidade estrutural que o torna um magnífico exemplo do pleno potencial destas grandes castas de uva branca do Douro quando cultivadas no terroir vinícola de excelência como o de Pulga.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Romaneira

ANO VITÍCOLA: O ano agrícola de 2021/2022 foi muito quente e seco, com pluviosidade anormalmente baixa em relação às médias dos anos anteriores e temperaturas do ar muito elevadas que afetaram a quantidade e qualidade dos mostos produzidos. Foi um ano com uma baixa e irregular distribuição da água das chuvas ao longo do ciclo vegetativo da vinha. Até ao mês de maio choveram 190 mm e de maio até ao final de setembro 100 mm, dos quais 64mm dos dias 12 ao 15 de setembro e ainda no dia 29. As condições do ano foram de tal forma inesperadas que ninguém soube prever a reação das uvas. Com isso em mente, começámos a vindimar a Boal no dia 10 de agosto. Surpreendentemente, 30% da vindima estava feita até ao dia 30 de agosto. A vindima antecipada permitiu vinhos incrivelmente aromáticos, equilibrados e com frescura.

VINIFICAÇÃO: 100% do vinho é fermentado em barricas de carvalho francês, 60% novas, durante um período de 21 dias. Segue-se um período de batonnage de 4 meses e uma fermentação maloláctica parcial. São utilizadas leveduras selecionadas. As três castas utilizadas (80% Boal, 10% Viosinho e 10% Rabigato) são vindimadas e vinificadas em separado.

ESTÁGIO: Estágio em barricas durante quatro meses, após a fermentação alcoólica. Durante esse tempo a FML e a batonnage terminam.

ENGARRAFAMENTO: Março 2023.

PARÂMETROS ANALÍTICOS: Acidez Total: 6,50 g/dm³ | pH: 3,10 | Açúcar Residual: 0,77 g/dm³ | Calorias: 74 g/dm³.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107588

Quinta da Romaneira

A Romaneira é uma das mais grandiosas e históricas quintas do Douro, estando entre as três ou quatro maiores quintas da região. A propriedade é bastante extensa, estando ladeada em cerca de dois quilómetros pelo rio Douro. Os melhores vinhos do Douro são produzidos a partir de uvas cultivadas quer nas margens do rio Douro, quer dos seus afluentes. As castas tintas da Romaneira advêm, exactamente, de vinhas localizadas junto ao rio.

As vinhas da Romaneira estendem-se por cerca de 85 hectares, plantados, sobretudo, com castas nobres do Douro: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Existe ainda uma pequena porção de uvas brancas (Gouveio, Malvasia Fina e Viosinho) e alguns hectares experimentais de castas “exóticas”, como Syrah e Petit Verdot, que começam a apresentar vinhos tintos com resultados extremamente promissores.

Morada

Sociedade Agrícola da Romaneira, S.A.

Quinta da Romaneira.
Cotas
5070-252 Alijó
Portugal