Partilhar:

Vinho Branco
Quinta da Fonte Souto
2022, 75cl
Alentejo

17,17

 13.5%

 2023-2028

 Servir a 8º-10º

88/100  Wine Spectator

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Julho de 2023

Cor palha dourada clara. Aroma expressivo de madressilva com discretas notas amanteigadas. A madeira bem integrada revela-se em delicadas notas de baunilha. Na boca, revela frutas claras e precisas, com notas suculentas de ameixa branca.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Fonte Souto

Situada nas encostas do Parque Natural da Serra de São Mamede, perto de Portalegre, as
vinhas de Fonte Souto — plantadas entre os 490 e os 550 metros de altitude — beneficiam
de condições de maior frescura e humidade do que as zonas da quente planície alentejana.
Os solos de transição entre o xisto e o granito, com predominância do xisto, asseguram
um equilíbrio ideal entre bons níveis de retenção de água e boa drenagem. Os vinhos
expressam a frescura e o equilíbrio que derivam das cotas elevadas, bem como a estrutura e complexidade que resultam de vinhas maduras de baixas produções.

Vinificação: As uvas são vindimadas para caixas pequenas e recepcionadas na adega da propriedade. À triagem manual segue-se o desengace e um esmagamento suave depois do qual as uvas são transferidas para uma prensa pneumática onde são prensadas a baixa pressão. A fermentação arranca em cubas de inox, mas imediatamente após o início da fermentação alcoólica, parte dos mostos são transferidos para barricas de carvalho de 500 l — esta maior capacidade permite minimizar o impacto da madeira sobre a componente aromática. Pretende-se uma maior incorporação de borras ‘finas’ com vista à produção de vinhos com maior complexidade aromática e volume de boca. Os mostos são mantidos em contacto com as borras de fermentação com recurso a bâtonnage frequente, de modo a promover a extração dos compostos libertados, os quais conferem volume e untuosidade que equilibram muito bem com a acidez natural das uvas da Serra de São Mamede.

Estágio: 60% do lote fermentou em barricas de 500 l em contacto com as borras finas. O lote final estagiou sete meses em madeira nova de carvalho francês e da Europa Central (55%); 40% em madeira de segundo e terceiro ano e 5% em inox.

Prémios

93/ 100 – James Suckling – Top 100 Portuguese Wines 2023
(colheita de 2021)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105228

Prats & Symington

O Chryseia foi um dos pioneiros do ressurgimento, hoje amplamente reconhecido, dos vinhos não fortificados Douro DOC. No entanto, este vinho, cujo nome significa «d’ouro» em grego clássico, tal como o nome do rio em português, mantém-se fiel a um estilo muito próprio. Nele predominam a elegância e o equilíbrio, tendo profundidade sem ser pesado e apresentando-se encorpado sem ser agressivo. O Chryseia simboliza o encontro da nobre tradição portuguesa com a não menos rica tradição bordalesa, no sentido de uma nova modernidade. O primeiro Chryseia comercializado foi a colheita 2000.

Em 2002, apresentámos o Post Scriptum como um vinho parceiro do Chryseia. Este vinho é produzido a partir de uma segunda selecção dos lotes criados para o Chryseia e, desde 2007, tem sido produzido predominantemente a partir de frutos da Quinta da Perdiz, no vale do Rio Torto. Após a aquisição das vinhas e da adega da Quinta de Roriz, em 2009, a Prats & Symington adicionou os vinhos Prazo de Roriz e Quinta de Roriz Porto Vintage à sua gama de vinhos.

Morada

Prats & Symington, Lda.
Quinta de Roriz
São João da Pesqueira
5130-113 Ervedosa do Douro
Portugal