Quinta da Fonte Souto
Situada nas encostas do Parque Natural da Serra de São Mamede, perto de Portalegre, as
vinhas de Fonte Souto — plantadas entre os 490 e os 550 metros de altitude — beneficiam
de condições de maior frescura e humidade do que as zonas da quente planície alentejana.
Os solos de transição entre o xisto e o granito, com predominância do xisto, asseguram
um equilíbrio ideal entre bons níveis de retenção de água e boa drenagem. Os vinhos
expressam a frescura e o equilíbrio que derivam das cotas elevadas, bem como a estrutura e complexidade que resultam de vinhas maduras de baixas produções.
Vinificação: As uvas são vindimadas para caixas pequenas e recepcionadas na adega da propriedade. À triagem manual segue-se o desengace e um esmagamento suave depois do qual as uvas são transferidas para uma prensa pneumática onde são prensadas a baixa pressão. A fermentação arranca em cubas de inox, mas imediatamente após o início da fermentação alcoólica, parte dos mostos são transferidos para barricas de carvalho de 500 l — esta maior capacidade permite minimizar o impacto da madeira sobre a componente aromática. Pretende-se uma maior incorporação de borras ‘finas’ com vista à produção de vinhos com maior complexidade aromática e volume de boca. Os mostos são mantidos em contacto com as borras de fermentação com recurso a bâtonnage frequente, de modo a promover a extração dos compostos libertados, os quais conferem volume e untuosidade que equilibram muito bem com a acidez natural das uvas da Serra de São Mamede.
Estágio: 60% do lote fermentou em barricas de 500 l em contacto com as borras finas. O lote final estagiou sete meses em madeira nova de carvalho francês e da Europa Central (55%); 40% em madeira de segundo e terceiro ano e 5% em inox.
Prémios
93/ 100 – James Suckling – Top 100 Portuguese Wines 2023
(colheita de 2021)
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105228