Bacalhôa
Vinho branco fermentado com películas no estilo ancestral, em lagares, que lhe conferem corpo e capacidade de aumentar o envelhecimento. Neste estilo de vinhos, sua cor evolui para tons mais carregados, portanto, é globalmente chamado de “Vinho Laranja”.
O Bacalhôa Greco di Tufo provem da primeira vinha portuguesa desta casta originária da Roma Antiga onde era famosa por as suas propriedades afrodisíacas.
As uvas da casta Greco estão plantadas nas planícies das Faias na Península de Setúbal. A colheita de 2023 apresenta-se com uma boa acidez natural, muito floral, mineral e aromática devido às condições climáticas do ano agrícola, com maturações da uva um pouco tardias que favoreceram a qualidade desta casta. Foram vindimadas no dia 31 de Agosto de 2023. Após uma maceração pré-fermentativa, as uvas foram gentilmente prensadas e o mosto fermentou muito lentamente a temperatura controlada. Estagiou nas suas borras finas durante cinco meses conferindo-lhe untuosidade e longo final de boca. O lote final foi realizado em 5 de Março de 2024, aproveitando a “explosão” de aromas e frescura que marca os vinhos acabados de fermentar, tendo sido engarrafado em 20 de Maio de 2024.
Um bom acompanhante para diferentes tipos de pratos, como sopas, pratos de peixe e até mesmo com carnes leves e cozinhas mais condimentadas, graças ao seu corpo e complexidade aromática.
Enologia: Filipa Tomaz da Costa.
Prémios
. 17 pontos Jancis Robinson;
. 16 pontos Decanter Magazine;
. Medalha de Prata Decanter World Wine Awards 2012;
. Medalha de Prata International Wine & Spirit Competition 2012;
. Medalha de Prata International Wine Challenge 2012;
. Bacchus De Oro Concurso Internacional de Vinos Madrid 2004.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105042