Partilhar:

Vinho Branco
Patina
Chenin Blanc 2021, 75cl
África do Sul

20,99

 13.5%

 2023-2028

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 10 de Fevereiro de 2023

O nariz é inicialmente tímido, mas muito complexo, oferecendo camadas subtis de aromas de citrinos e frutos de caroço, e notas de angélica, flor de acácia e pimenta da Jamaica. Os sabores de limão, maçã amarela e nectarina seguem num paladar elegante e equilibrado, com delicadas notas de ameixa verde, papaia, maçã amarela e maracujá. O vinho tem um corpo leve a médio, com uma textura suave e carnuda e uma acidez vibrante e integrada. A casca de lima, a maçã verde e a erva-limão permanecem num final limpo e refrescante com notas de flor de laranjeira, gengibre e açafrão.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Patina

As vinhas estão plantadas na nossa bela propriedade de Swartland, Goldmine Farm. A propriedade está situada na estrada Riebeeksrivier, entre Riebeek-Kasteel e Malmesbury, e situa-se nas encostas sudoeste do Kasteelberg. Esta zona do Swartland produz, sem dúvida, algumas das melhores uvas da denominação. Os tipos de solo na Goldmine incluem xisto castanho, xisto azul e quartzo, juntamente com depósitos de arenito da Table Mountain (desgastado e lavado do Kasteelberg). A nossa experiência com a Goldmine e os seus solos resulta em vinhos concentrados, mas finos, texturados e bem estruturados. O nome Patina deriva da sua origem. Relacionando os garimpeiros com as suas panelas de mineração e a pátina que se desenvolveu no seu equipamento ao longo do tempo.

COMENTÁRIOS DO ENÓLOGO:
As uvas para o nosso Patina Chenin Blanc são provenientes de um único local na nossa Quinta Goldmine, cultivado em xisto e granito dolomítico decomposto. O Chenin tem uma afinidade particular com o terroir quente e mediterrânico ao longo do rio Riebeeks, no sopé do Kasteelberg, no distrito de Swartland. As temperaturas nocturnas mais frescas, sem ondas de calor prolongadas durante o dia, criaram uma excelente amplitude diurna e condições de maturação favoráveis. As uvas foram colhidas com análises naturais óptimas, reflectindo uma maturação uniforme. Um terço das uvas fermentou espontaneamente em ovos de betão, enquanto a segunda componente foi prensada com cachos inteiros e depois amadureceu em barricas francesas temperadas e ovos de betão durante 12 meses. O terceiro componente foi fermentado com película e prensado a meio da fermentação, sendo depois transferido para os nossos ovos de betão.

Prémios

93/100 Tim Atkin MW

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106958

Boekenhoutskloof

UMA BREVE HISTÓRIA
Boekenhoutskloof foi fundada em 1776. Situada no canto mais afastado do belo vale de Franschhoek, o nome da quinta significa “ravina do Boekenhout” (pronuncia-se Book-n-Howed). Boekenhout é uma árvore indígena de faia do Cabo muito apreciada para o fabrico de mobiliário. Em 1993, a quinta e a herdade foram compradas e restauradas e foi estabelecido um novo programa de plantação de vinhas que inclui atualmente Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Grenache, Sémillon e Viognier.

VINHOS
Como produtor, Boekenhoutskloof é um especialista em Syrah, com a sua gama premium Boekenhoutskloof a esgotar aquando do lançamento de cada colheita, e The Chocolate Block – uma mistura à base de Syrah – é provavelmente a nova oferta de vinho mais bem sucedida a sair da África do Sul na era moderna.
A marca Wolftrap de vinhos de mistura do estilo do Ródano foi inspirada pelo espírito pioneiro dos primeiros colonos que construíram o que é agora um monumento ao seu espírito aventureiro. A gama Porcupine Ridge de vinhos deliciosos e quotidianos é uma das favoritas nas mesas de todo o mundo – oferecendo uma excelente relação qualidade/preço e uma bebida soberba.

Morada

Boekenhoutskloof Winery
Excelsior Road
Franschhoek
7690
 
+27 21 876 3320
[email protected]
[email protected]