O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Outubro de 2020
Pata D`Urso Branco 2019 é um vinho jovem tal como o ano indica. No nariz, tem um aroma complexo. Mineral, com fruta bem madura e um ligeiro toque tostado, o quer lhe dá elegância. Na boca, fruta bem madura, muito volumoso e elegante, com uma acidez natural que nos mantém um final de boca longo, equilibrado e persistente.
O desafio da nossa equipa era mais exigente, pois íamos à descoberta de novas realidades de produção. Parcelas novas de castas brancas antigas, plantadas na Quinta da Furada, em Ervedosa do Douro. Em solos maioritariamente xistosos, com várias exposições e variações de altitudes, adicionou um trabalho mais profundo de conhecimento de maneira a tentar entender as diferentes
características e evoluções das maturações que cada parcela ia demonstrando. Depois de uma vindima manual com uma cuidadosa selecção das uvas, estas foram transportadas para a adega onde foram esmagadas e desengaçadas, procedendo-se a uma longa e suave prensagem. Seguidamente o mosto foi decantado durante 24 horas a baixas temperaturas. A fermentação ocorreu em cuba de inox com temperatura controlada. Depois
desta fase, parte do lote fez estágio em barrica de carvalho francês de 600 litros usada e o restante estagiou em inox.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105424
Quinta da Furada
Furada é uma Quinta que pertence à mesma família há pelo menos sete gerações. Os atuais descendentes são trinetos do seu herdeiro Valério Augusto de Sousa que viu o seu primeiro filho nascer no casario, em 1919, ainda hoje habitado. Nascido em 1888, dizia com frequência que a sua esposa herdara de seus avós as atuais casas com vinhas e olivais circundantes mas a que, e por vontade da Filoxera, juntou ele próprio mais 24 sortes, por compra a 24 pequenos proprietários vizinhos, então desiludidos com os efeitos desta doença quase fatal para o Douro.
Ampliando assim a Quinta da Furada que desde então se mantém una, guardando segredos, histórias, sabores e mistérios. Prova da busca pelo desvendar dos segredos desta quinta, e o que acabou por lhe dar o nome, foram os furos encontrados na propriedade que denotavam a pesquisa de volfrâmio, ainda do tempo dos Romanos.