Partilhar:

Vinho Branco
Pasmados
Garrafeira 2015, 75cl
Península de Setúbal

24,91

 12.6%

 2016-2031

 Servir a 11º13º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 26 de Novembro de 2016

Cor: Amarelo palha.
Aroma: Frutado (lembrando avelãs e amêndoas pecan), elegante, equilibrado e harmonioso.
Paladar: Fruta presente e com excelente acidez.
Final de Prova: Médio/longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pasmados

Este vinho provém da exclusiva região da Quinta dos Pasmados, em Azeitão. No ano de 1998, foi tomada a marcante decisão de substituir a casta Chardonnay pelo Viosinho, alterando também a origem do Arinto e do Esgana de terrenos argilo-calcários para arenosos. Em 2005, com o objetivo de aprimorar a complexidade do vinho, integrou-se a casta Viognier, cultivada nas nossas vinhas há mais de 40 anos.

Por volta de 1999, o enólogo Domingos Soares Franco encontrou, nas adegas, várias garrafas de Pasmados Branco de 1963. Exibindo uma tonalidade amarelada que testemunhava o seu envelhecimento natural, o aroma mostrava evolução, mantendo-se fino, aveludado e subtilmente frutado. No paladar, destacava-se pela agradabilidade, estrutura surpreendente e uma acidez notável, apresentando uma qualidade excecional.

Inspirado por esta descoberta, Domingos Soares Franco decidiu testar a produção de um Pasmados com potencial de envelhecimento, tendo como referência o de 1963. Das melhores colheitas, guardam-se em cave pequenas quantidades de garrafas, que são comercializadas anos mais tarde com o designativo quase esquecido de Garrafeira. Assim nasceu o Pasmados Garrafeira, resgatando também esta classificação.

Tipo de Solo: Argilo-calcário.

Vinificação: Viosinho (50%), Viognier (31%) e Arinto (19%). 50% fermentado em barrica e 50% em inox.

Envelhecimento: 3 meses em barricas de carvalho francês de 2º ano, com bâtonnage.

Engarrafamento: Novembro 2016.

Enólogo: Domingos Soares Franco.

Análises: 4,8 g/l Acidez Tartárica | 1,79 pH

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107626

José Maria da Fonseca

Um negócio de família com quase dois séculos de história que, sem nunca repousar sobre as glórias conquistadas, tem sabido modernizar-se. A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade de ser, na actualidade, o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, a José Maria da Fonseca obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento, o que a leva a investir sempre mais em suportes de investigação e de produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Exemplo disso mesmo é a Adega José de Sousa Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, onde a tradição romana de fermentar em potes de barro se mantém a par da última tecnologia.

Continuando a investir em produtos de referência a nível internacional, sempre pautados pela qualidade, a José Maria da Fonseca tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Dos quase 650 hectares de vinhas, e de uma adega dotada de tecnologia de última geração que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação. Além de todos estes recursos utilizados na produção dos seus vinhos, o que mais caracteriza o trabalho na José Maria da Fonseca é uma enorme paixão pela arte de fazer vinho. É esta paixão, geradora de emoções, que a José Maria da Fonseca partilha com o consumidor de cada vez que este prova um dos seus vinhos.

Morada

José Maria da Fonseca – Comercial Vinhos, Lda.

Quinta da Bassaqueira – Estrada Nacional 10 2925-542 Vila Nogueira de Azeitão
Setúbal
Portugal