Pasmados
Este vinho provém da exclusiva região da Quinta dos Pasmados, em Azeitão. No ano de 1998, foi tomada a marcante decisão de substituir a casta Chardonnay pelo Viosinho, alterando também a origem do Arinto e do Esgana de terrenos argilo-calcários para arenosos. Em 2005, com o objetivo de aprimorar a complexidade do vinho, integrou-se a casta Viognier, cultivada nas nossas vinhas há mais de 40 anos.
Por volta de 1999, o enólogo Domingos Soares Franco encontrou, nas adegas, várias garrafas de Pasmados Branco de 1963. Exibindo uma tonalidade amarelada que testemunhava o seu envelhecimento natural, o aroma mostrava evolução, mantendo-se fino, aveludado e subtilmente frutado. No paladar, destacava-se pela agradabilidade, estrutura surpreendente e uma acidez notável, apresentando uma qualidade excecional.
Inspirado por esta descoberta, Domingos Soares Franco decidiu testar a produção de um Pasmados com potencial de envelhecimento, tendo como referência o de 1963. Das melhores colheitas, guardam-se em cave pequenas quantidades de garrafas, que são comercializadas anos mais tarde com o designativo quase esquecido de Garrafeira. Assim nasceu o Pasmados Garrafeira, resgatando também esta classificação.
Tipo de Solo: Argilo-calcário.
Vinificação: Viosinho (50%), Viognier (31%) e Arinto (19%). 50% fermentado em barrica e 50% em inox.
Envelhecimento: 3 meses em barricas de carvalho francês de 2º ano, com bâtonnage.
Engarrafamento: Novembro 2016.
Enólogo: Domingos Soares Franco.
Análises: 4,8 g/l Acidez Tartárica | 1,79 pH
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107626