Partilhar:

Vinho Branco
Pasmados
2023, 75cl
Península de Setúbal

9,99

 13%

 2024-2038

 Servir a 11º13º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Março de 2024

Cor: Amarelo palha com reflexos esverdeados
Aroma: Muito marcado pela casta Viognier, com notas de pêssego branco, alperce, especiarias e madeira, complementadas por um toque subtil de baunilha.
Paladar: Textura cremosa, muito equilibrada, com elegantes notas de nozes e amêndoas, e uma acidez presente mas bem integrada.
Final de Prova: Longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pasmados

Considerações do enólogo Domingos Soares Franco:
“Nos anos 80, descobri, numa adega da José Maria da Fonseca, cerca de 200 garrafas de Pasmados Branco das colheitas de 1963 e 1964. Após provar estas colheitas, percebi a excelente qualidade e evolução deste vinho em garrafa: cor evoluída, aromas torrados e maduros (nozes, avelãs e pistachios), mas sem sinais de oxidação. Esta descoberta inspirou-me a criar um vinho branco com evolução semelhante. Ao longo do tempo, e após várias vindimas, cheguei ao lote atual com Viognier (de solos argilo-calcários), Viosinho e Arinto (de solos arenosos).”

Assim, o Pasmados Branco posiciona-se como o topo de gama dos vinhos brancos da José Maria da Fonseca, sendo lançado no mercado apenas após um período mínimo de dois anos, durante o qual fermenta, estagia e repousa nas caves.

Vinificação: Viognier (59%), Viosinho (22%) e Arinto (19%). 50% fermentado em barricas de carvalho francês de 2º ano e 50% em inox.

Envelhecimento: Estágio de 3 meses em barricas de carvalho francês de 2º ano, com bâtonnage, seguido de repouso nas caves.

Prémios

17/20 – Vinho Grandes Escolhas (Colheita 2015)
16,5/20 + Boa Compra 2020 – Revista de Vinhos (Colheita 2014)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107625

José Maria da Fonseca

Um negócio de família com quase dois séculos de história que, sem nunca repousar sobre as glórias conquistadas, tem sabido modernizar-se. A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade de ser, na actualidade, o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, a José Maria da Fonseca obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento, o que a leva a investir sempre mais em suportes de investigação e de produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Exemplo disso mesmo é a Adega José de Sousa Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, onde a tradição romana de fermentar em potes de barro se mantém a par da última tecnologia.

Continuando a investir em produtos de referência a nível internacional, sempre pautados pela qualidade, a José Maria da Fonseca tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Dos quase 650 hectares de vinhas, e de uma adega dotada de tecnologia de última geração que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação. Além de todos estes recursos utilizados na produção dos seus vinhos, o que mais caracteriza o trabalho na José Maria da Fonseca é uma enorme paixão pela arte de fazer vinho. É esta paixão, geradora de emoções, que a José Maria da Fonseca partilha com o consumidor de cada vez que este prova um dos seus vinhos.

Morada

José Maria da Fonseca – Comercial Vinhos, Lda.

Quinta da Bassaqueira – Estrada Nacional 10 2925-542 Vila Nogueira de Azeitão
Setúbal
Portugal