Partilhar:

Vinho Branco
Niepoort
Redoma 2023, 75cl
Douro

16,75

 12%

 2024-2028

 Servir a 10º-12º

91/100  Wine Spectator

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Abril de 2024

Este Redoma é um excelente exemplo do potencial do Douro para fazer brancos frescos, diretos e descomplicados, não descurando a complexidade característica das vinhas velhas, do terroir e dos solos de micaxisto do Douro.
O nariz começa subtil e delicado; com nuances de citrinos e ervas frescas, e logo evolui para notas de avelãs e pêra.
Na boca é estruturado e apresenta uma excelente acidez. O fim de boca é longo e quase picante. Este branco clássico do Douro é um excelente exemplo de equilíbrio e potencial de envelhecimento.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

As uvas para o Redoma Branco provêm de vinhas velhas com entre 65 e 85 anos, da margem direita do rio Douro, localizadas a uma altitude que varia entre os 400 e 600 metros. Nestas vinhas predominam solos de Micaxisto, que aliados à complexidade da mistura de castas típicas do Douro, originam vinhos delicados com frescura e mineralidade.

2023 foi um ano excelente para a elaboração de brancos, com concentração e acidez média alta, assim como um alto rendimento. A vindima começou a 14 de Agosto. Após seleção criteriosa na mesa de escolha, seguiu-se uma prensagem delicada e decantação a frio durante 24 horas. A fermentação alcoólica ocorreu espontaneamente em barricas de carvalho Francês de 228 e 500 litros, onde repousou durante cerca de 8 meses.

Acompanhe o Redoma Branco com ostras, peixe no forno, aves e carnes brancas. Ou sugestões vegetarianas como pratos com tubérculos (nabo, batata doce, beterraba), salada César, e pratos com queijo.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100323

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela