Marquesa de Alorna
O Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco, assinado por Marta Reis Simões, resulta de condições climatéricas singulares e selecção das melhores castas em cada ano e é uma homenagem a Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), quarta Marquesa de Alorna, poetisa portuguesa do Sec. XVIII, e uma das mais notáveis vozes do pré-romantismo em Portugal. Possuidora de uma esmerada cultura literária e científica, mulher ativa e interveniente na vida política e cultural, incentivou o aparecimento de novas ideias estéticas.
Proveniente de um lote de quatro castas cultivadas entre a charneca do Tejo e a sua zona de transição com a lezíria, beneficiou das condições climatéricas do ano de 2019 que deram origem a maturações lentas e equilibradas e por sua vez vinhos com um equilíbrio perfeito entre a acidez natural e o teor de açúcar do mosto.
Para a sua produção, as uvas foram colhidas manual e separadamente em caixas de 18kg, desengaçadas e prensadas em ciclos longos e de baixa pressão no período da manhã. Após a clarificação dos mostos, inicia-se a fermentação em barricas novas de carvalho francês de 225 ou 300 litros, permanecendo sobre as borras finas durante 10 meses com batonnage. Selecionam-se as melhores barricas e é feito o lote com 50% de outras castas que estagiam em inox. Após o engarrafamento o vinho estagia em garrafa pelo menos um ano.
“Bebe-se bem a solo, mas é à mesa, com queijos, bacalhau, peixes gordos assados ou carnes brancas que ele melhor pode brilhar. Sobra-lhe ainda a distinção comum a todos os grandes vinhos: tem potencial para crescer na garrafeira.” In Jornal Público
Prémios
95/100 Aníbal Coutinho, Guia Copo & Alma, Top 24 (2017)
18/ 20 Revista de Vinhos, A essência do vinho, Os melhores do ano (2017)
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 104596