Partilhar:

Vinho Branco
Marquês de Borba
Vinhas Velhas 2022, 75cl
DOC Alentejo

13,33

 13%

 2023-2028

 Servir a 10°-12°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Março de 2023

Vinho branco de aspecto cristalino. No aroma evidenciam-se frutos cítricos, como a toranja e o limão, acompanhados de uma tosta proveniente de barrica, mas que não se sobrepõe à fruta. Grande frescura e mineralidade na boca, evidenciando uma ligeira gordura proveniente do estágio sobre as borras.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Marquês de Borba

Como o nome sugere, Vinhas Velhas é um vinho proveniente das videiras mais antigas do
Grupo, plantadas a uma altitude de 300 metros em solos argilo-calcários, xistosos.

Uma das marcas mais emblemáticas de João Portugal Ramos, Marquês de Borba alia a tradição do Alentejo a uma enorme qualidade, presente desde a primeira colheita da marca em 1997. O nome surge da feliz coincidência das vinhas e adega de João Portugal Ramos estarem localizadas na sub região de Borba, e de um tio ter o título nobiliárquico Marquês de Borba, título este criado em 1811.

Vindima: As uvas são colhidas manualmente de manhã cedo, em pequenas caixas, para preservar a frescura.

Vinificação: As uvas são arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas. A fermentação decorre em cubas de inox com controle de temperatura. Após 1/3 da fermentação alcoólica, o mosto é transferido para barricas novas e usadas onde é concluída a fermentação.

Envelhecimento: 8 meses em barricas de carvalho francês e húngaro.

Engarrafamento: março de 2023.

Acidez Total: 4,8 gr/L
pH: 3,25
Açúcar Residual: < 4 gr/L

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110153

João Portugal Ramos

A beleza da planície alentejana, a cultura, a caça e a rica tradição gastronómica fazem de Estremoz uma região apaixonante. Fundada em 1258 por D. Afonso III, aqui viveu D. Dinis e Vasco da Gama foi investido Comandante no descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Em pleno coração do Alto Alentejo, os solos derivados de xisto e argilo-calcários, bem como o clima de influência continental, permitem obter reduzidas oscilações qualitativas e vindimas sem chuva, condições ideais para uma cultura vitivinícola de exceção. Foi este o local eleito por João Portugal Ramos para fazer os seus próprios vinhos, após a longa carreira como enólogo consultor na criação de vinhos nas principais regiões vitivinícolas de Portugal.

Morada

João Portugal Ramos Vinhos S.A.

Vila Santa
7100-149 Estremoz
Portugal