Partilhar:

Vinho Branco
Ma'd Moser
MM55 Furmint Seco 2021, 75cl
Tokaj

42,26

 14%

 2022-2042

 Servir a 8º-10º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 13 de Junho de 2022

Um vinho com amplo apelo, capturando harmonia e complexidade de um modo muito fresco e jovial. A vinificação adota uma abordagem hedonista para criar um Furmint aspiracional com notas de carvalho para ser apreciado desde o primeiro gole. Frutado, exuberante e agradável no paladar... este é um vinho que vai querer beber e saborear!

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ma'd Moser

MM55 Furmint seco representa frescura, grande complexidade e estrutura com um caráter individual único.

Uma reinterpretação de Furmint Seco de Tokaj, uma das grandes – mas esquecidas – regiões vinícolas do mundo, cuja importância remonta ao século XVI e que ao longo dos séculos, tem sido elogiada por reis, papas, czares, escritores e gourmets. Os vinhos de Tokaj eram vinhos de luxo, considerados como um sinal de riqueza.

A região de Tokaj hoje consiste aproximadamente em 5.500 hectares de vinhas distribuídas por 27 aldeias. O microclima determinado pelos solos de argila vulcânica ou loess, as encostas ensolaradas do sul e os rios Tisza e Bodrog proporcionam condições favoráveis ao desenvolvimento de castas nativas como o Furmint; casta com um enorme potencial para um envelhecimento prolongado.

Viticultura: Colhido nos vinhedos altamente considerados classificados como PDO de Szent Tamás, Nyúlászó e Király, onde os solos são compostos por rochas vulcânicas e minerais argilosos das montanhas do Sul-Zemplén, principalmente zeólito e riolito.

Vinificação: Fermentado e envelhecido por 8 meses em barril de carvalho húngaro de 300 L (70% carvalho novo) com níveis variados de tosta, para realçar a complexidade dos vinhos. Com notas de baunilha que temperam a acidez vívida do Furmint e se fundem perfeitamente com a considerável mineralidade e extrato desta cuvée.

Muito gastronómico, este vinho é maravilhoso com lagosta grelhada, barriga de porco e até mesmo tagine marroquino.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110390

MA'D Moser

O projeto MA’D MOSER resulta de uma parceria entre a Mad Wine e Lenz Moser.

Tudo começou com a paixão de Lenz pela região, quando o seu pai o levou lá tinha ele apenas 14 anos.

Há uns anos, a sua vida profissional leva-o novamente à Hungria onde conhece Rita Takaro, tendo ficado amigos desde então. No verão passado, Lenz e Rita fizeram uma viagem de exploração a Tokaj e decidiram iniciar o seu projeto a partir de Tokaj. Em Julho de 2021, encontraram um ótimo parceiro em Karoly Kovacs, proprietário do famoso Mad Wine em Mád, e Gabor Urban, o seu excelente enólogo.

Como Robert Mondavi disse: “uma visão sempre vem primeiro”…
…e em 2022, a visão tornou-se realidade com a criação de MA’D Moser cujo objetivo é o de trazer uma nova e excitante interpretação do Furmint seco de uma das grandes – mas esquecidas – regiões vinícolas do mundo para os mercados nacional e internacional, reinventando o Furmint Seco de Tokaj.

A importância de Tokaj remonta ao início do século XVI, quando se tornou um símbolo de distinção entre as classes altas e aristocracia na Europa. Era um vinho de luxo, associado à nobreza, mas o comunismo acabou com isso. Com o colapso na Hungria em 1989, o entusiasmo local, um foco na qualidade e bastante investimento estrangeiro, liderados por nomes como Vega Sicilia e Hugh Johnson, os vinhos de Tokaj foram restaurados à sua antiga glória. Mas hoje olhamos para uma nova era, liderada pela MA’D Moser, para trazer esta ‘nova’ uva para o palco mundial.