O Produtor, nota de prova publicada em 7 de Abril de 2024
Nas margens do Rio Minho situa-se a icónica sub-região de Monção e Melgaço, onde predomina a casta emblemática de seu nome Alvarinho. Este vinho nasce em vinhas de encosta, com exposição Sudoeste e em solos graníticos. Este terroir caracteriza-se pelo clima temperado Atlântico, com níveis de precipitação elevados no inverno e primavera, e durante a fase de maturação grandes amplitudes térmicas, permitindo que as uvas consigam maturações lentas e equilibradas e com uma acidez vibrante e mineral.
O objetivo da enologia para a produção do vinho branco Landcraft Alvarinho foi respeitar ao máximo as uvas durante todo o processo de vinificação, minimizando a intervenção na adega para assim maximizar a expressão do terroir e particularmente da vinha.
Solo: Granito em encosta em Melgaço e Aluvião em Monção.
Vindima: Manual na primeira semana de Setembro.
Vinificação: Maceração pré fermentativa 12 horas,
fermentação espontânea com leveduras indígenas e temperatura controlada. Estágio sob borras totais durante 8 meses com bâtonnage periódica.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106986
Geographic Wines
A Geographic Wines nasce da cumplicidade e da vontade de Nuno Morais Vaz e Daniela Matias em criar vinhos únicos, que têm por base a autenticidade, a sustentabilidade social e ambiental, a preservação e divulgação dos diferentes terroirs e espólio vitícola português, bem como permitir ao consumidor viajar por Portugal sem sair do lugar. Cada garrafa mostrará de uma forma autêntica e leal cada canto e cada lugar que entusiasticamente exploram.