Infinitude
Projeto da família Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves, localizado no sopé Norte da Serra de Sintra, a 5 km do Oceano Atlântico e a 25 km de Lisboa.
Vinhas e Terroir: Sob a influência de um microclima singular, marcado pela Serra de Sintra e pela forte proximidade ao Atlântico, as videiras da casta autóctone ‘Malvasia de Colares’ crescem em solos de areia de duna, livres de filoxera, sem porta-enxerto, e a escassa distância das arribas escarpadas de Colares. Este terroir, o mais ocidental da Europa continental, confere características únicas ao vinho.
Clima e Maneio: Clima com forte influência atlântica, verões de temperaturas moderadas, formação de nevoeiros frequentes e elevada humidade relativa devido à presença da Serra de Sintra. As vinhas são conduzidas em sistema livre, com cordões rastejantes, e manejadas de forma extensiva, com intervenções mínimas.
Vinificação e Estágio: A vindima ocorre no final de setembro. Após o desengace, as uvas são prensadas com uma ligeira maceração pelicular de 6 horas. O mosto é arrefecido a 6ºC e decanta estaticamente durante a noite. A fermentação ocorre em inox durante 16 dias, a uma temperatura controlada de 15-16ºC. O vinho permanece 12 meses em cuba com bâtonnage, seguido de 7 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso. Engarrafado em dezembro de 2023.
Enólogo: Francisco Figueiredo.
Potencial de Guarda: Até 15 anos.
Harmonizações: Ideal para pratos de peixe elaborados e condimentados. Sugestões: carpaccio de peixe branco com mostarda, arroz de berbigão com coentros, linguado à Meunière ou ervilhas no tacho com hortelã.
Detalhes Técnicos: Álcool: 12,0 % alc/Vol | Acidez total: 5,6 g/L | Acidez volátil: 0,60 g/L | pH: 3,40 | SO2 livre/total: 20/115 mg/L | Açúcar Residual: < 1,5 g/L.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107585