Domínio do Açor
O Domínio do Açor Vinha Celta Bical goza da frescura e continentalidade do Dão, mas ao mesmo tempo o seu mesoclima é mais seco e menos marginal que na Serra da Estrela. As uvas Bical (ou Borrado das Moscas) amadurecem lentamente e com imenso equilíbrio entre açúcares e ácidos, e uma carga altíssima de precursores aromáticos.
O solo é granítico. Muito bem composto entre solo e pedra, mais precisamente entre o limo ou “silt” típico dos solos graníticos, com as alteritas ou rochas degradadas pelos processos químicos e físicos do intemperismo, além do quartzo e da rocha-mãe granito. Predomina em todo o vinhedo do Domínio do Açor uma alterita de nível 5. Enologia de Luís Lopes.
Vinificação: Desengace total com esmagamento das uvas em prensa pneumática, decantação natural e estática, seguido de fermentação com leveduras indígenas em barricas, à temperatura de aproximadamente 18-22ºC. Estágio sobre as lias finas em meio redutor, sem adição de sulfitos. Maloláctica completa. Baixa adição de sulfitos antes do engarrafamento (82mg/l de dióxido de enxofre total). Decantação natural, o vinho não foi clarificado ou filtrado, e pode apresentar depósito.
Estágio: 11 meses em barricas (barricas usadas para vinificação de Chenin Blanc em Saumur, de 2014, carvalho francês).
Acompanha maravilhosamente bacalhau com natas, caril de gambas, arroz de lavagante, vieiras gratinadas, moqueca baiana.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107256