Partilhar:

Vinho Branco
Château Saint-Aubin
Grand Cru "Les Criots" Criots-Bâtard-Montrachet 2015, 75cl
Borgonha, França

621,50

 13%

 2017-2027

 Servir a 12º-14º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 13 de Agosto de 2017

Os seus aromas poderosos e quentes de baunilha e brioche destacam imediatamente o grande pedigree deste vinho, um dos mais raros do mundo. Na boca é rico e de excepcional complexidade com notas cítricas. Um final marcado por frutas exóticas e limão cristalizado. Comprimento impressionante.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Château Saint-Aubin

Situação geográfica e terroir:
Apelação: Criots-Bâtard-Montrachet Grand Cru
Sub-região: Côte de Beaune

A vinha de 1,57 ha de Criots-Bâtard-Montrachet é o único Grands Crus totalmente localizado no município de Chassagne-Montrachet. A uma altitude de 240 metros, situa-se um pouco mais abaixo que os seus vizinhos Chevalier-Montrachet e Montrachet. Os solos desta parcela, muito bem exposta, são compostos por blocos de rocha e são relativamente bem drenados. “Criots” vem de “creta”, o subsolo é composto por calcário do Bathoniano, por vezes misturado com argilas. A lenda conta que, na época das Cruzadas, havia um castelo na colina de Montrachet. O senhor do castelo enviou o seu único filho para a Terra Santa para lutar. O homem tinha uma jovem amante que encontrava no “Clos de la Pucelle”. Ela teve um filho. Assim, o filho que partiu para as Cruzadas foi chamado Chevalier-Montrachet, e o filho ilegítimo, Bâtard-Montrachet. Quando foi anunciada a morte do Chevalier-Montrachet na Terra Santa, o senhor tomou o seu filho ilegítimo como sucessor, sendo aclamado: “Bem-vindo ao bastardo Montrachet!”. A lenda diz que o senhor, incomodado pelos choros do seu jovem filho, exclamou em dialeto borgonhês “a crio (ele grita) l’Bâtard”. Após a destruição do castelo, as vinhas passaram a ter os nomes desses personagens, em memória dessa história.

Vinificação: Logo após a colheita, as uvas são prensadas em cachos inteiros numa prensa pneumática vertical, seguida de um desborraze estático dos mostos durante 24 horas a 12°C. Os mostos são depois envasados diretamente, com as fermentações alcoólica e malolática a decorrerem num único barril de 240 litros. Segue-se o envelhecimento sobre borras durante um período total de 24 meses, sem trasfega.

Envelhecimento: 16 meses em barril de carvalho francês.

O barril é feito anualmente especificamente para esta parcela. Este é utilizado pela primeira vez para vinificar um primeiro cru da propriedade, sendo depois utilizado para a vinificação do Criots-Bâtard-Montrachet.

Acompanhamento ideal: Delicioso com lagostins com molho de açafrão.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107476

Prosper Maufoux

Grande Casa de Vinhos da Borgonha. A Prosper Maufoux é uma casa emblemática de vinhos na Borgonha, situada no Château de Saint-Aubin, na rota dos Grands Crus, na famosa Côte des Blancs. Fundada em 1860, a casa teve um papel fundamental no crescimento dos vinhos da Borgonha no mundo, especialmente nos Estados Unidos.

O seu excepcional vinhedo estende-se pelos terroirs míticos da Côte de Beaune: Saint-Aubin, Meursault, Puligny-Montrachet e Chassagne-Montrachet. A propriedade familiar também se estende pela Côte de Nuits, Côte Châlonnaise e Mâconnais. A elegância, a finesse e o caráter são as palavras-chave no estilo da Prosper Maufoux. Numa abordagem moderna e pouco interventiva, as extrações lentas e vinificações suaves revelam vinhos cativantes e delicados. Os envelhecimentos longos, em barricas de carvalho francês de grãos finos e com leve torrefação, sublimam a complexidade dos vinhos.

A equipa de enólogos, sob a orientação de Nadine Gublin, dedica-se a produzir vinhos brancos expressivos, frescos, energéticos e com tensão, além de vinhos tintos elegantes, crocantes, sedosos e sofisticados.

Os seus 9 hectares de vinhedos, maioritariamente plantados com chardonnay, são conduzidos de forma sustentável e responsável, com certificação HVE3 (Alto Valor Ambiental).

O Clos du Château, classificado como Saint-Aubin Premier Cru, e as parcelas adjacentes da propriedade, formam um conjunto de terroirs de excelência, originando vinhos excepcionais: Criots-Bâtard-Montrachet Grand Cru, Puligny-Montrachet 1er Cru, Meursault 1er Cru, Chassagne-Montrachet 1er Cru e Saint-Aubin 1er Cru.

Morada

3 rue des Lavières
21190 Saint-Aubin – France