Partilhar:

Vinho Branco
Castello D’Alba
Reserva 2023, 75cl
Douro

8,69

 13.5%

 Imediato

 Servir a 8º-10º

16/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2024

Aroma complexo, de carácter mineral em equilíbrio com frutos exóticos, citrinos, flores brancas do campo, além de discretas e sugestivas notas tostadas de barrica. Na boca é gordo e cremoso, com volume e frescura, muito longo.
Aconselho-o vivamente com peixe assado, queijos de pasta mole, pratos aromáticos e especiados como um caril de gambas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Castello D’Alba

Origem: Neste vinho procuramos a concentração aromática e a acidez elevada das uvas provenientes das vinhas tradicionais das cotas altas do Douro Superior, na transição dos solos xistosos para graníticos, que mostram todo o carácter das castas autóctones Durienses, obtendo vinhos muito minerais e cremosos.

Vinificação: Vindima manual para pequenas caixas perfuradas de 15 Kg, cachos inteiros sem desengace, recorrendo a processos muito suaves de esmagamento e prensagem para preservar todo o potencial aromático das uvas. É feito um grande esforço para que todas as operações pré-fermentativas sejam efetuadas dentro do maior rigor, por forma a interferir o mínimo possível na qualidade intrínseca das uvas. Fermentação com leveduras indígenas, 20% do mosto fermentou e estagiou em barricas usadas de carvalho francês com agitação de borras finas – ‘batonnage’ – durante 4 meses, tendo os restantes 80% estagiado em cubas de aço inox.

Estágio: fermentação e estágio em madeira francesa e americana com agitação das borras durante 6 meses até ao enchimento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100220

Rui Roboredo Madeira Vinhos

Numa das zonas mais remotas da península ibérica, na zona raiana entre o Douro Superior e a Beira Alta, foi em família que nasceu a paixão de Rui Madeira pelos aromas e cheiros desta terra que nos moldam o carácter. Depois de ter contactado com muitas culturas de viver e fazer os vinhos, em vários ponto do globo, o produtor regressou ao grande vale do Douro convicto do enorme potencial para fazer dos melhores vinhos do mundo. Em respeito pela natureza, pela forma como cultivam as vinhas, os vinhos reflectem as vivências, que cheiram e sabem à terra, ao xisto, ao granito molhado, à esteva, às flores e frutos do campo. É na Adega que são feitos os vinhos com o carácter do ‘terroir’, expresso pelas castas autóctones, a que se junta um estilo próprio e um perfil internacional.

Morada

VDS – Vinhos do Douro Superior, Lda.

Rua Eugénio de Castro, Nr. 248 – Sala 144 – 1º Andar,
4100-225 Porto
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela