Partilhar:

Vinho Branco
Casas Altas
Chardonnay 2009, 75cl
DOP Beira Interior

31,98

 14.5%

 2010-2025

 Servir a 10°-12°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 5 de Novembro de 2009

Cor citrina com nariz exótico e quente onde a madeira subtil deixa sobressair os tradicionais aromas a maracujá e melão da casta. Na boca é untuoso revelando uma doçura propositada bem compensada por uma acidez equilibrada.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Casas Altas

A paisagem da Beira Interior é dramática e despovoada, o clima exigente, os solos graníticos e as altitudes elevadas. As vinhas convivem com lameiros, olivais e matas diversas, a uma altitude superior a 650 metros, em solos graníticos, com exposição solar de nascente e sudeste, com elevadas amplitudes térmicas entre o dia e a noite. As maturações são tradicionalmente longas. Um Terroir único, que confere qualidades distintivas aos vinhos Casas Altas. É nele que nasce o Vinho Branco Casas Altas Chardonnay.

Produzido na Vinha da Rogenda, em Pinhel, é um vinho branco de oxidação que estagiou em barricas de carvalho francês durante 6 meses.

Deve ser bebido ligeiramente refrescado e acompanha pratos como o caril tailandês ou um europeu magret de pato. O tradicional bacalhau assado faz-lhe jus. É um vinho sem estação, degustando-se igualmente bem no calor do verão e no frio do inverno.

Enóloga: Gabriela Canossa.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107273

José Madeira Afonso

Médico de Profissão, Enólogo por Paixão. Ao herdarem as vinhas de seu pai, João Madeira Afonso e o seu irmão, acharam que seria triste e não haveria qualquer interesse em fazer viticultura com carinho e depois entregar as uvas na cooperativa. Nasce assim o primeiro vinho tinto em 1994.

As vinhas estão distribuídas por três parcelas na sub-região de Pinhel: Rogenda, Mortórios e Quinta do Vale do Ruivo, num total de aproximadamente 16 hectares. 7 hectares são de vinhas velhas, onde as castas nativas portuguesas encontram-se tradicionalmente misturadas, sendo dominantes a Baga e Rufete para os tintos, a Síria, o Arinto e a Fonte Cal para os brancos. Nos restantes encontram-se as não menos importantes Alicante Bouschet, Touriga Franca, Chardonnay, Riesling, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Verdelho.

É a partir das uvas deste terroir que José Madeira Afonso cria os vinhos Casas Altas, DOC Beira Interior, que são a verdadeira expressão do melhor da região.

Morada

Rua José Mesquita dos Santos nº23
6400-651 Souropires Portugal