O Produtor, nota de prova publicada em 10 de Novembro de 2021
Este vinho branco Casal das Aires é produzido a partir da casta Fernão-Pires, proveniente das vinhas velhas da propriedade, plantadas em 1934. Apresenta um aroma rico e ligeiramente especiado, com notas de pomelo e maçã, bem como flores do prado, lembrando a chegada da primavera, com destaque para os ranúnculos. No paladar, apresenta uma textura que oscila entre o mármore fresco e o linho bem prensado, com um verdadeiro comprimento e presença a meio do palato. Um amargor muito subtil e interessante contribui para a sua complexidade, tornando-o verdadeiramente saciante. Este é o típico vinho que continua a impressionar e a surpreender a cada gole.
No ano de 2015, a enóloga Joana Pinhão reconverteu os 4 hectares de vinha familiar apostando em diversas castas nacionais e internacionais. Em 2019 lançou o primeiro vinho do projeto Casal das Aires.
O projecto Casal das Aires representa o regresso de Joana as suas origens, a região do Tejo, focado nas suas interpretações de diferentes castas, nos diferentes terroirs da região. Produzido no terroir da Charneca Ribatejana em solo franco argiloso, vinificado em barricas de usadas de carvalho francês de 225L e com um estágio de 9 meses
Na vinificação as uvas foram desengaçadas e fermentaram em lagar. O vinho estagiou em barricas usadas de carvalho francês, durante 18 meses.
Prémios
17/20 Pontos – Jancis Robinson
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106930
Casal das Aires
O projecto Casal das Aires resulta de uma procura de uma nova expressão do Tejo, um tejo mais fresco e mais elegante. Esta procura alicerçada na experiência adquirida, materializa-se nos dois primeiros vinhos que desenhamos com o objectivo de cumprir o sonho, o Casal das Aires Pinot Noir e Casal das Aires Chardonnay. As nossas vinhas estão localizadas na Charneca, concelho de Alpiarça com solos franco-argilosos, e privilegiamos a baixa produção em detrimento da quantidade. Sempre com um objectivo simples da sustentabilidade do ecossistema vitícola da região.