O Produtor, nota de prova publicada em 10 de Maio de 2023
O vinho é palha claro e brilhante na aparência. Aromas convidativos de lima fresca, flores de macieira e melão, com suaves notas de erva-limão e giz, dominam um nariz fresco e vibrante. O rico carácter cítrico do nariz segue através de um palato suave e cremoso, com sabores de marmelo, maçã verde e limão em conserva. O vinho é medianamente encorpado e texturado, com nuances de carvalho muito bem integradas que contribuem para a sua elegância e equilíbrio. A toranja e a verbena de limão permanecem num final puro e limpo.
Começámos a produzir o nosso Cap Maritime Pinot Noir e Chardonnay com a colheita de 2017, trabalhando com vinhas situadas no Vale Superior de Hemel-en-Aarde. O entusiasmo em torno da marca e dos vinhos era palpável, mas a denominação tinha-nos roubado o coração. A pesquisa começou e, em dois anos, em 2019, uma terra intocada foi adquirida e viu o estabelecimento de Cap Maritime, Upper Hemel-en-Aarde Valley. A propriedade fica a apenas 4 km do oceano e está situada na face noroeste do vale, com vistas sobre as colinas e a Lagoa do Rio Bot. Com a vindima de 2021, surgiu a perspetiva de trabalhar com vinhas fantásticas nas denominações Overberg e Hemel-en-Aarde Ridge. A partir desta oportunidade, a mistura destas parcelas seleccionadas classificadas como origem Cape South Coast, nasceram os nossos vinhos Coastal, através dos quais o enólogo Gottfried Macke procura trazer uma acessibilidade jovem, mantendo-se fiel ao estilo da casa. A sua preferência por acentuar os caracteres de textura e perfume em detrimento da opulência da fruta primária é uma marca dos seus vinhos. As uvas do Coastal Chardonnay foram colhidas à mão e classificadas em pequenas caixas, antes de serem transportadas por camião refrigerado para a nossa adega em Franschhoek. Na adega, foi realizado um cuidadoso processo de seleção, para garantir que apenas cachos saudáveis e inteiros fossem prensados. O sumo assentou naturalmente na cuba durante dois dias antes de ser transferido para 20% de barricas francesas 22SL novas (madeira neutra), 50% para barricas francesas 22SL mais velhas e 30% para cuba de betão onde a fermentação começou espontaneamente. Foi efectuada uma ligeira batonnage durante os 12 meses de estágio.
Prémios
17/20 Jancis Robinson
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106956
Boekenhoutskloof
UMA BREVE HISTÓRIA
Boekenhoutskloof foi fundada em 1776. Situada no canto mais afastado do belo vale de Franschhoek, o nome da quinta significa “ravina do Boekenhout” (pronuncia-se Book-n-Howed). Boekenhout é uma árvore indígena de faia do Cabo muito apreciada para o fabrico de mobiliário. Em 1993, a quinta e a herdade foram compradas e restauradas e foi estabelecido um novo programa de plantação de vinhas que inclui atualmente Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Grenache, Sémillon e Viognier.
VINHOS
Como produtor, Boekenhoutskloof é um especialista em Syrah, com a sua gama premium Boekenhoutskloof a esgotar aquando do lançamento de cada colheita, e The Chocolate Block – uma mistura à base de Syrah – é provavelmente a nova oferta de vinho mais bem sucedida a sair da África do Sul na era moderna.
A marca Wolftrap de vinhos de mistura do estilo do Ródano foi inspirada pelo espírito pioneiro dos primeiros colonos que construíram o que é agora um monumento ao seu espírito aventureiro. A gama Porcupine Ridge de vinhos deliciosos e quotidianos é uma das favoritas nas mesas de todo o mundo – oferecendo uma excelente relação qualidade/preço e uma bebida soberba.