Todas as grandes histórias começam com um sonho. O de Didier Belondrade não era outro senão o de elaborar um Vinho Branco com maiúsculas no país de Cervantes.
A ideia germina no ano de 1992, quando o casal francês Didier Belondrade e Brigitte Lurton prova o seu primeiro vinho Verdejo. Amor à primeira vista! Fazer vinho e o negócio do vinho não são novos para eles, com raízes profundas em Bordéus, mas este vinho leva-os a pensar num novo projeto. E, em 1994 é lançada a primeira pedra do projecto com a instalação em Nava Del Rey, uma aposta sólida no terroir da meseta castelhana e numa casta autóctone: Verdejo.
E, em 1996, o sonho materializa-se com o lançamento da primeira colheita; pela primeira vez BELONDRADE Y LURTON conquista um lugar nas grandes mesas espanholas. Graças a uma excelente recepção por parte de críticos e clientes, o eco de BELONDRADE ressoa do outro lado do mundo. São dados os primeiros passos nos mercados japonês e americano.
Três anos mais tarde, com o objectivo de tornar BELONDRADE em “um château bordelês em Espanha” era essencial estabelecer as bases do projeto sobre um princípio: vinhas próprias. Assim começa a tomar forma a propriedade Quinta San Diego com a plantação das quatro primeiras parcelas: “Tomillar Grande”, “Tomillar Pequeño”, “Camino Ventosa” e “Bodega”.
Atualmente, BELONDRADE conta com 40 hectares de vinha própria dividida em 23 parcelas de diferentes tamanhos. Este mosaico de vinhas proporciona mostos muito diferentes em função do tipo de solo de cada parcela, da sua orientação, idade, porta-enxertos e clones.
A vinha de BELONDRADE situa-se a cerca de 750 metros de altitude e a poucos quilómetros do rio Douro no seu percurso por Tordesillas. O clima é continental com escassas precipitações (entre 300 e 350 mm por ano), caracterizado por invernos longos e frios e verões curtos e quentes, com uma grande amplitude térmica entre o dia e a noite.
Os solos da meseta são de origem cenozóica (ou terciária); formaram-se há cerca de 60 milhões de anos e caracterizam-se pelo seu baixo teor em matéria orgânica. São compostos principalmente por uma camada de seixos rolados de cerca de 10 a 60 centímetros, uma camada de subsolo de argila e uma camada profunda de calcário. Em cada uma das parcelas, misturam-se em percentagens variáveis seixos rolados, areia e argila, conferindo aos mostos uma personalidade e um estilo próprio.
A densidade de plantação varia entre 1.100 e 3.300 plantas por hectare, com um rendimento médio de 30 a 35 hectolitros por hectare. 100% da vinha é propriedade da empresa, com uma idade média de vinte e cinco anos.
Defensor de uma viticultura sustentável e respeitadora do ambiente, BELONDRADE pratica uma viticultura ecológica em que não se aplicam herbicidas nem pesticidas. Desta forma, fomenta a biodiversidade existente na vinha e aproxima-se da expressão mais natural e autêntica do “terroir”.