Belondrade
É o vinho emblema da adega e um ícone no mundo do vinho espanhol. Este 100% Verdejo é extremamente complexo e requer tempo e ar para se abrir mas, quando o faz, é um vinho branco como nenhum outro. Trata-se de um vinho de guarda, com potencial de envelhecimento, elaborado para ser consumido nos próximos 6 a 8 anos, durante os quais mostrará todas as suas qualidades.
Proveniente exclusivamente da Quinta San Diego, onde a vinha é um mosaico de 23 parcelas com diferentes solos, orografia, densidade de plantação, orientação e idades entre 10 e 75 anos. Todas as parcelas são colhidas à mão.
Vindima: 2023 foi uma colheita difícil de interpretar e marcada por grande incerteza até ao final. A pluviosidade foi aparentemente elevada, mas mal distribuída ao longo do ciclo, coexistindo com uma temperatura média ligeiramente acima do normal. Uma subida acentuada das temperaturas em abril e várias tempestades de granizo no verão levaram-nos a olhar para o céu com preocupação. A presença de bagos passificados exigiu uma dedicação especial por parte dos cerca de 50 vindimadores e da mesa de seleção, com um trabalho minucioso grão a grão.
Os rendimentos foram mais baixos do que o habitual, mas, graças à decisão de antecipar o início da vindima para 24 de agosto, foi possível preservar uma elevada acidez e compensar o perfil mais maduro e concentrado das últimas parcelas colhidas.
Viticultura e vinificação: As fermentações são espontâneas e o estágio sobre borras ocorre em barricas de carvalho francês com características distintas, durante 10 meses. No final, é feito um assemblage e uma seleção criteriosa. Toda a produção é engarrafada de uma só vez e permanece, no mínimo, 5 meses em garrafa antes de ser lançada no mercado.
Belondrade y Lurton é uma obra-prima que combina tradição, terroir e inovação, garantindo que cada garrafa seja tão especial quanto o seu legado. Extremamente popular, esgota quase instantaneamente após o lançamento. Com o seu rótulo inconfundível, totalmente laranja, é um vinho que também se destaca na prateleira ou na mesa. Nos primeiros anos após o lançamento, foi apelidado pelos espanhóis de “etiqueta naranja”, nome pelo qual ainda é reconhecido nos dias de hoje.
Prémios
96/ 100 – Guía Peñín (colheita de 2022)
94/100 DWA-score (colheita de 2021)
94/100 DWA-score (colheita de 2018)
95/100 DWA-score (colheita de 2015)
92/100 Wine Searcher – 10 melhores vinhos de Rueda
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107472-1