Partilhar:

Vinho Branco
Bacalhôa
Chardonnay 2023, 75cl
Regional Península de Setúbal

12,79

 13.5%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 10º-12º

 

O produtor, nota de prova publicada em 9 de Abril de 2024

Esta colheita apresenta uma cor amarela pálida, com reflexos esverdeados, um aroma rico a frutos amarelos característicos da casta Chardonnay, como o pêssego e o ananás, combinadas com “nuances” tostadas e abaunilhadas, provenientes do contacto com a madeira francesa. Na boca, encontramos fortes sabores a frutas amarelas bem combinados com madeira, uma franca acidez, que lhe confere um carácter mineral e um final cheio e persistente. Com o estágio em garrafa ganha complexidade realçando-se notas de frutos secos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Bacalhôa

Produzido com uvas da casta Chardonnay da nossa vinha “Cova da Ursa”, situada na Serra da Ursa nas colinas de Azeitão, na serra da Arrábida. O seu solo pedregoso argilo-calcário e o meso-clima da zona da Serra da Arrábida, levam a que as uvas desta casta amadureçam lentamente atingindo uma elevada qualidade. Da sua cuidadosa tecnologia de vinificação realçamos a fermentação e maturação integral de 60% do vinho em barricas novas de carvalho francês grão fino. Também à maneira tradicional é feita diariamente “batonnage” para uma maior complexidade de aromas e sabores.

Produzido desde a colheita de 1986 para a marca Cova da Ursa, foi o primeiro Chardonnay Português e também a primeira marca de vinho branco a fermentar totalmente em barricas de madeira nova de carvalho francês em Portugal.

Enologia: Filipa Tomaz da Costa

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 102035

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal