Partilhar:

Vinho Branco
Aliás
Branco de Outrora 2021, 75cl
Bairrada

23,99

 12%

 2023-2033

 Servir a 10º-12º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 18 de Setembro de 2023

Mineralidade profunda no nariz com notas de argila e pedra. Belas notas cítricas e florais proporcionam frescura e elegância. Algumas notas de mel e cera de abelha a enriquecer. Na boca, é fresco, tenso e longo, com a capacidade de acompanhar peixe assado, mariscos e algumas carnes gordas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Aliás

O vinho Aliás Branco de Outrora nasceu das videiras centenárias da casta Bical, encontradas nas vinhas velhas da Bairrada. É uma produção muito limitada, que se revela algo desconcertante pela leveza que combina com uma grande profundidade e complexidade. Não é um branco moderno, é um branco de outrora.

A vindima manual e a minuciosa seleção das uvas tornam este vinho quase uma rara peça de relojoaria. As melhores uvas são escolhidas entre as videiras centenárias desta casta espalhadas pela vinha.

A vinificação é bastante artesanal: as uvas são cuidadosamente espremidas numa pequena e antiga prensa, e o mosto segue imediatamente para a barrica usada de carvalho francês, sem adição de leveduras, onde fermenta e estagia durante 12 meses.

Este vinho possui um grande potencial para estágio em garrafa.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106570

Mira do Ó

Vinhas velhas, vinhas centenárias, vinhas de encosta, vinhas de várzea, mais argilosas ou pedregosas, todas originam vinhos diferentes.

Tem sido a nossa missão, interpretar todas as diferenças que existem nas vinhas e transpô-las para dentro dos diferentes vinhos. A nossa grande aposta é nas vinhas velhas de Baga, no caso dos tintos, e de Bical no caso dos brancos, embora em algumas vinhas existam misturas com outras castas locais.

A enologia é minimalista a nível de intervenção mas bastante diferenciada e adaptada a cada uma das diferentes vinhas, ou seja, as diferentes parcelas também têm uma abordagem diferente na adega de forma a melhor revelarem aquilo que acreditamos ser a sua expressão mais pura.

Queremos vinhos tensos, frescos e complexos, com grande ligação ao “terroir” e personalidade única e que, fundamentalmente, nos proporcionem prazer durante muitos anos.

Morada

V. Puro Vinhos
Rua Professor Francisco Gentil, nº16, 4ºesq, 1600-236, Lisboa
E-mail: [email protected]