Partilhar:

Vinho Branco
Aegerter
Pouilly-Fuissé 2020, 75cl
Borgonha

35,87

 13%

 2021-2027

 Servir a 8°-10°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Novembro de 2021

Cor amarelo-ouro com reflexos prateados ligeiramente dourados. No nariz, uma paleta aromática madura de frutas amarelas e ligeiramente exóticas, com notas de amêndoas. Toques de eucalipto e coentro trazem frescura. Na boca, o vinho é redondo, sedoso, com bom equilíbrio e leve frescura de suporte. Um final com amargor mais pronunciado.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Aegerter

O vinho branco Pouilly-Fuissé é um grande clássico; um vinho de Borgonha indispensável que reflete o seu terroir, e no qual as denominações de aldeias e de aldeias premier cru desta gama se revelam. A sua autenticidade e caráter renovam-se colheita após colheita graças ao respeito pelo secular savoir-faire borgonhês.

Solo: Argilo-calcário com seixos soltos.
Denominação: Localizado entre a Roche de Vergisson e a Roche de Solutré, Pouilly-Fuissé é uma denominação de vila na vinha de Mâconnais, produzindo exclusivamente vinhos brancos feitos da casta Chardonnay.

Vinificação: As uvas são colhidas e selecionadas manualmente, são prensadas e depois colocadas em meias-pipas para vinificar. O envelhecimento é feito em meias-pipas de 2 vinhos sem barricas novas. É realizado um batonnage constante para colocar as borras em suspensão.

Um vinho que harmoniza maravilhosamente com salmão fresco ou lagosta grelhada, ambos com ervas aromáticas, lúcio ou perca cozidos de um lado com a pele crocante e regados com caldo de lagostins para realçar a complexidade aromática deste vinho. Ou com coxas de rã e salsa, carnes brancas e queijo de cabra.

Prémios

16/ 20 – Jancis Robinson 2022 (2020)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107384

Jaen-Luc & Paul Aegerter

Aegerter, pai e filho, não herdaram uma propriedade; construíram-na juntos, cada um trazendo os seus conhecimentos e sonhos.

Unidos pela mesma paixão pela natureza em geral e pelas vinhas em particular, Jaen-Luc, o precursor, e Paul, o visionário, escolheram esta profissão. Eles iniciaram uma história comum, desenvolveram o seu conhecimento e aprimoraram as suas ideias. Paul, agora sozinho à frente do negócio da família, continua esta aventura e inicia um novo capítulo, o do crescimento.

A propriedade Aegerter tem 14ha e localiza-se em Nuits-Saint-Georges, na Côte-d’Or, uma região conhecida tanto pelas suas tradições quanto pelas suas inovações.

Na casa Aegerter, não se força a natureza, ela é ouvida, é mimada. Os vinhos, desde os mais acessíveis até aos mais excepcionais, têm em comum o fato de serem fruto de uma visão e de uma dinâmica decididamente modernas. O melhor dos terroirs da Borgonha merece isso: vinhos apaixonados, ousados ​​o suficiente para saírem do comum e oferecerem aos consumidores, iniciantes e especialistas, seleções apuradas, novas combinações, garrafas diferentes.

Aegerter é uma casa cuja marca registrada é a criatividade. Esta característica, transmitida de geração em geração, é o DNA Aergerter. Os valores que a norteiam são:

Respeito pela videira e pelo seu ambiente através de intervenções rigorosas.
Audácia de se impor no cenário borgonhês elitista enquanto mantemos nossa atitude!
Equilíbrio e finesse dos nossos vinhos, que refletem o nosso clima borgonhês.
Amor pelas tradições e uma atração pela inovação misturam-se nos nossos vinhos que nos transportam para a Borgonha.

Morada

Jaen-Luc & Paul Aegerter
49, rue Henri Challand
21700 Nuit-Saint-Georges