Partilhar:

Vinho Branco
A Cerca dos Frades
Arinto dos Açores 2021, 75cl
DOP Pico

52,35

 12.8%

 2022-2027

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Abril de 2022

Aroma complexo, combinando frutos cítricos com um toque tropical e notas de maresia. Na boca, é untuoso, persistente, muito fresco e salino.

Descubra todos os vinhos deste produtor

A Cerca dos Frades

A casta Arinto dos Açores, exclusiva destas ilhas, tornou-se na predileta dos viticultores pela sua resistência, produtividade e versatilidade enológica. Destaca-se principalmente nas parcelas junto ao mar, sendo hoje a mais cultivada na região. Origina vinhos de grande frescura e salinidade.

Origem: Este vinho resulta de uvas de apenas uma parcela integrada na Cerca dos Frades em Santa Luzia, na costa norte da ilha do Pico.

Vinificação: Vindima manual seletiva em baldes de 25 kg, prensagem suave de cacho inteiro e decantação após 12h de sedimentação. O mosto, resultante da prensagem total das uvas de uma única parcela, foi fermentado por leveduras indígenas com controlo de temperatura e estagiou 6 meses sobre borras numa cuba inox horizontal.

Análises:
Acidez total: 7,2 g/l
pH: 3,31

Enólogo: Paulo Machado.

Gastronomia: Fresco, salino e untuoso, acompanha na perfeição peixes grelhados, saladas, mariscos e queijos.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110537

A Cerca dos Frades

Iniciado pelo fundador da empresa, Tito Silva, no coração da Paisagem da Vinha do Lajido de Santa Luzia, na Ilha do Pico, o projeto A Cerca dos Frades resulta da relação afetiva com uma parcela que pertencia ao seu avô, onde, em criança, se fazia uma pequena vindima familiar.

O ano de 2015 marcou o início da requalificação das vinhas, onde foram plantados 3 hectares com as castas Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho. Em 2018, já com 15 hectares, foi lançado o primeiro vinho A Cerca dos Frades Blend. No ano seguinte, foi lançado o primeiro monocasta, A Cerca dos Frades Terrantez do Pico. Em 2020, a família cresceu com o segundo monocasta, A Cerca dos Frades Verdelho, e, com a colheita de 2021, nasceu o primeiro monovarietal, A Cerca dos Frades Arinto dos Açores.

Hoje, com cerca de 20 hectares de castas autóctones dos Açores, A Cerca dos Frades oferece vinhos que honram o legado e o terroir da região.

“Acreditamos profundamente no legado dos nossos antepassados, que heroicamente conseguiram da ‘pedra fazer vinho’, a riqueza desta terra. Desde o início, o nosso propósito foi valorizar as nossas castas, a nossa terra e as nossas tradições, criando vinhos de excelência.” – Tito Silva