Partilhar:

Rum
Tristão Vaz Teixeira
Velho 3 anos, 70cl
Madeira

25,49

 40%

 Potencial de Envelhecimento

 Servir a 18º-22º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 24 de Novembro de 2023

De cor âmbar dourada, aroma alperce e uvas em passa. Encorpado com notas frescas a mel e frutos secos. Final macio e muito agradável e longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tristão Vaz Teixeira

Rum Agrícola da Madeira com Indicação Geográfica Protegida – IGP.

O Rum Tristão Vaz Teixeira Velho é obtido exclusivamente por fermentação alcoólica do sumo fresco da cana-de-açúcar e sua posterior destilação, tendo estagiado por 3 anos em cascos de carvalho francês.

Uma homenagem aquele que foi um dos descobridores da Madeira e responsável pela sua colonização. Por carta de doação do Infante D. Henrique, recebeu a 8 de maio de 1440, a capitania de Machico sendo assim o primeiro Capitão do Donatário desta capitania.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107661

Engenhos do Norte

Na costa Norte da Madeira, na vila do Porto da Cruz, encontram-se os Engenhos do Norte. Esta ilha foi durante os Séc. XV e XVI a mais afamada produtora de açucar no mundo, precisamente no período em que este bem era muito mais valioso do que é hoje, tanto que os europeus de então conheciam-no por “Ouro Branco” e usavam-no na culinária, na doçaria e até como elemento decorativo e de ostentação. O engenho do Porto da Cruz é um dos três engenhos antigos em actividade na Madeira. Construído em 1927, por fruto da fusão de alguns dos cerca de cinquenta existentes então na ilha, utiliza ainda hoje as máquinas dessa época, sendo o único na Europa a usar o vapor como força motriz. Entre outros equipamentos dessa época destacamos a caldeira a lenha, construída por Jones Burton & Comp. Lda, de Liverpool, outra caldeira alimentada com lenha e com os desperdícios da moagem, fabricada no extinto Arsenal de São Tiago, que foi um marco da indústria na Madeira, várias bombas a vapor e em pleno funcionamento, diversas tinas em cobre que serviam para o fabrico do mel, uma serpentina também em cobre usada no fabrico do rum e os alambiques franceses da marca Barbet em coluna com 7.50 metros de altura que ainda hoje produzem Rum agrícola da Madeira.

Morada

Rua do Cais nº6, 9225 – Porto da Cruz