Poncha da Madeira
A típica bebida Madeirense já pronta a ser consumida! A poncha é uma bebida tradicional e emblemática da Madeira, composta por aguardente de cana de açúcar, mel de abelha e sumo de limão.
A origem da “Poncha da Madeira” remonta ao século XIX, com a adaptação da bebida chamada “panche” trazida da Índia por viajantes ingleses no século XVIII.
Esta revolução não tem autor ou data conhecidos. Mas tudo indica que a primeira “Poncha” a aparecer na ilha é a mesma que ainda hoje é conhecida como “à pescador”, na qual foi originalmente criada pelos pescadores para se aquecerem durante as noites frias da vida marinha, em Câmara de Lobos, a aldeia conhecida como “casa do pescador”, assumindo também que foi aí que começaram a aparecer as primeiras propostas usando a tangerina, ou laranja.
Embora seja típico do concelho de Câmara de Lobos, a poncha é conhecida e apreciada em toda a ilha, sendo a oferta multiplicada pela zona antiga do Funchal, na Serra de Água, Encumeada, e que, há muito, também atravessou as suas fronteiras. Foi depois exportada para o Brasil, África e Caraíbas, do outro lado do Atlântico.
Existem também versões da poncha, quer no Brasil sob a forma de caipirinha (feita com cachaça, açúcar, cal e gelo), quer em Cabo Verde, onde é chamada de “grogue”.
Seja qual for a origem, a “Poncha” é a bebida mais tradicional da Madeira, que vai à Madeira e não bebe poncha, não conhece uma parte da cultura da pérola do Atlântico, afinal não é apenas uma bebida, tornou-se também uma história que remonta aos últimos anos. Mas aqui a fama da bebida continua e algumas pessoas dizem que este é o local onde se bebe uma das melhores ponchas da região, acompanhada, como é tradição, por amendoins e tremoços.
A “Poncha” tornou-se um produto emblemático da ilha, de tal forma que, nos termos do Regulamento (CE) n.o 110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Janeiro, é agora um produto com estatuto de indicação geográfica protegida, ou seja, uma bebida reconhecida a nível nacional como típica de Portugal, a fim de proteger o produto regional e, sobretudo, a produção local de “rum”.
A “Poncha da Madeira” tem uma certa flexibilidade na selecção dos seus ingredientes, sendo a componente obrigatória da verdadeira poncha o “Rum da Madeira”. Os outros ingredientes, como o mel, os citrinos e o açúcar, podem ser modificados de acordo com os gostos individuais.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105707