João Guedes, nota de prova publicada em 25 de Maio de 2023
Vinho espumante com uma cor muito limpa, uma cor branco pálida. Tem um nariz muito exuberante, muito frutado e elegante. Apresenta uma bolha constante, é um vinho muito delicado.O Real Companhia Velha Espumante bruto é resultado de uma criteriosa selecção de Pinot Noir e Chardonnay oriundos essencialmente da Quinta de Cidrô em São João da Pesqueira, sendo que uma parte do Pinot é apanhado na Quinta do Casal da Granja no planalto de Alijó. O terroir de Cidrô, pela sua altitude e clima ameno, permite um ciclo mais longo na videira, permitindo assim que tanto o Pinot Noir como o Chardonnay possam ser vindimados na altura perfeita para serem espumantizados. Esta belíssima Quinta, embora esteja localizada a 550m de altitude, dispõe de um solo pobre, xistoso, o que resulta em menores produções, o que conferem a este Espumante uma excelente textura, volume e acidez. Já no planalto de Alijó, na Quinta do Casal da Granja, os solos mais ricos e o clima ainda mais fresco, resultam em vinhos mais frescos e aromáticos.
A fermentação ocorre em cubas de inox com controle de temperatura, depois das uvas terem passado por uma leve prensagem de baixa pressão. O estágio também feito em inox, antes de passar para uma segunda fermentação em garrafa. Segue-se um segundo estágio em garrafa, por um período de 4 anos, onde finalmente se realiza o processo de degorgement a anteceder o lançamento no mercado.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100685
Real Companhia Velha
A Real Companhia Velha é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos de Portugal, tendo celebrado neste ano 260 anos de existência e de actividade interrupta ao serviço do Vinho do Porto. Para trás, fica o registo de uma história fabulosa e de um passado glorioso. Para o futuro, permanece a vontade de manter um elevado padrão de qualidade dos seus vinhos e a confiança numa Companhia onde o rigor e a visão de fazer ainda mais história são uma preocupação constante.
Desde a sua instituição por Alvará Regio de El-Rei D. José I, em 10 de Setembro de 1756, a importância desta Ex-Majestática Companhia ficou bem patente através dos valiosos serviços prestados à comunidade. Proprietária de algumas das melhores quintas do Douro, a Real Companhia Velha tem sabido preservar e honrar a sua tradição, apostando no futuro, através de um constante processo de modernização e experimentação na Região Demarcada do Douro.
Morada
Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, S.A.
Rua Azevedo Magalhães
4430-314 Vila Nova de Gaia
Portugal