Partilhar:

Espumante
Dona Helena
Extra Bruto 2021, 75cl
Península de Setúbal

7,99

 12%

 2022-2027

 Servir a 8º-9º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Dezembro de 2022

Cor citrina. Intenso à casta moscatel, floral e leve. Boa acidez e estrutura com final de boca fresco.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Dona Helena

Classificação: Regional – Península de Setúbal

Região: Situada entre duas reservas naturais, a do Estuário do Tejo a noroeste e a do Sado a sudoeste, a poente a Serra da Arrábida e a nascente os Barros Alentejanos, a região de Pegões apresenta condições edafo-climáticas privilegiadas.

Com clima de influência mediterrânica e localizada na mancha de solo plano denominada “Pliocénio de Pegões”, caracterizada por um solo arenoso pobre, formado ao longo de milhões de anos pelo depósito de areias transportadas pelos rios Tejo e Sado, esta região origina vinhos de características ímpares, próprios de um terroir único que só em Pegões existe.

Vinificação: Ligeira maceração pelicular seguida de fermentação alcoólica a temperaturas controladas.

Parâmetros Analíticos:
pH: 3,57 | Acidez Total: 4,68 g/L | Acidez Volátil: Não indicada | Açúcar: 6,0 g/L.

Enólogo: Jaime Quendera.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107702

Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões

Foi o grande proprietário rural e industrial de cerveja, José Rovisco Pais, quem doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa. Nessas propriedades foi executado o maior projeto de Colonização Interna, com a fixação de centenas de casais agrícolas e a plantação de 830 hectares de vinha. A Cooperativa Agrícola, constituída por Alvará em 7 de março de 1958, foi criada para fornecer o apoio técnico e logístico à produção dos primeiros vinhos de Pegões.

Nos últimos 15 anos, a Cooperativa tem seguido uma estratégia sistemática de modernização e estabilização financeira, com o objetivo de melhorar e valorizar os vinhos da sua marca. Durante este período, a Cooperativa investiu cerca de 15.000.000€, dotando a Adega com modernos sistemas de vinificação e estabilização a frio, revestimento a “EPOXY” dos depósitos de cimento originais, complexos de cubas de inox para fermentação com controle de temperatura, prensas de vácuo e pneumáticas, linhas de enchimento e rotulagem de última geração, ETAR, caves para estágio de vinhos com capacidade para mais de 3.000 barricas, além de obras de beneficiação e conservação dos edifícios e pavimentação dos acessos fabris. No plano da organização interna, a empresa avançou com a informatização e, atualmente, está certificada pelas normas NP EN ISO 9001:2000 e HACCP.

“Nos nossos vinhos está presente toda a dedicação, rigor e saber, que, aliados à qualidade e consistência, permitem produzir vinhos com carácter.”
Jaime Quendera, Enólogo

Prémios:
Troféu de Produtor de Vinho Português do Ano 2017 e 2018.

Morada

Rua Pereira Caldas n.º 1
2985-158 PEGÕES VELHOS