Partilhar:

Colheita Tardia
Château de Fargues
Lur Saluces 2010, 75cl
Sauternes, Bordéus

139,11

 14%

 2014-2044

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 4 de Janeiro de 2017

A colheita foi típica de um ano que resulta num vinho deliciosamente gourmet. A maturação perfeita preservou tanto a frescura como o fruto. Uma cor dourada pálida, brilhante, indicativa da sua juventude. O nariz é muito puro e fresco, com notas de limão, verbena e resina. Há também toques de toranja suculenta, flor de lima, flor da videira e aromas de pétalas de rosa, acompanhados por nuances de pêssego, ameixa, maçã, damasco, marmelo, pastelaria e carvalho fino. O paladar abre-se com deliciosos sabores de frutas suculentas e uma doçura perfeitamente contrabalançada por nuances frescas de alcaçuz. A estrutura é suave e sedosa, bastante voluptuosa, e com boa acidez. As notas frescas e florais combinam-se com toranja, ananás e pêra. Um sabor de bolo de damasco e maçapão revela uma ligeira amargura. Tangerina e limões em conserva surgem antes de um final subtilmente picante. O elegante retrogosto perdura quase infinitamente, mas de forma contida, devido à sua juventude. Um equilíbrio perfeito.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Château de Fargues

Em 2010, viveram-se condições meteorológicas perfeitas que permitiram uma maturação tardia, o que significou que os aromas frescos e frutados foram perfeitamente preservados. Uma colheita clássica para um vinho deliciosamente gourmet. 2010 tem todas as características de uma grande colheita.

A vindima realizou-se com um total de 5 seleções manuais sucessivas.

A primeira passagem ocorreu relativamente tarde, nos dias 27 e 28 de setembro, mas foi totalmente magnífica. As uvas estavam concentradas e frescas, com aromas complexos. Outubro começou com o primeiro de 4 períodos chuvosos naquele mês, seguido por sol brilhante e temperaturas 3-4°C acima da média: condições perfeitas para a propagação da podridão nobre. O mesmo cenário repetiu-se três vezes, com sol, depois tempo frio e um vento do norte que secava as uvas. As passagens seguiram-se umas às outras de 14 a 19 de outubro, e a maior parte da colheita ocorreu de 17 a 23 de outubro. A 5ª e última passagem ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro, após um longo período chuvoso de 22 dias.

Vinificação: 100% em barris com 25 a 30% de madeira nova e o restante em barris de um a um ano e meio. Período de fermentação de 3 a 5 semanas, em barril, por leveduras indígenas. Envelhecimento de 30 meses.

“[…] o 2010 é um Fargues limpo, franco e delicado […] com um bom equilíbrio no paladar entre licor, açúcar e acidez.”
La Revue des Vins de France

Prémios

94-96/100 – Neal Martin – eRobertParker.com
92-95/100 – James Molesworth – Wine Spectator
18,5/20 – La Revue des Vins de France HS

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110029

Château de Fargues

O Château de Fargues é uma propriedade vinícola muito antiga situada na prestigiada denominação «Sauternes», que é conhecida pelo seu vinho branco licoroso único.

Esta propriedade pertence à família Lur Saluces desde 1472, um exemplo único de continuidade e longevidade patrimonial. A história desta família está intimamente ligada à da região e do seu vinho.

«No Château de Fargues, a natureza e os homens colaboram para produzir uma uva com uma vasta paleta aromática sensível aos efeitos caprichosos do Botrytis Cinerea, mais conhecido como «podridão nobre». Este fungo microscópico vai multiplicar os aromas próprios das duas castas, revelando ao mesmo tempo as particularidades do terroir. Esta alquimia, esta verdadeira cumplicidade, está na origem do Sauternes, um vinho raro e precioso, aqui um «Sauternes assinado Fargues» … um convite a um prazer único, uma deliciosa iguaria, um momento de partilha, um instante de celebração.»

Alexandre de Lur Saluces

Morada

Château de Fargues
33210 Fargues de Langon
France