Inicialmente construído como uma fortaleza, no século XIII, o Château Coutet ainda carrega a marca de suas origens medievais, mas a sua história como uma propriedade vinícola começa em 1643, quando Charles Le Guérin, conhecido como Senhor de Coutet, o transformou num dos primeiros vinhedos da denominação de Sauternes.
A qualidade dos seus vinhos era reconhecida e, em 1787, Thomas Jefferson, aquele que foi o terceiro presidente dos Estados Unidos da América, um verdadeiro gourmet, também ele comerciante de vinhos e escritor de diários de viagem sobre as grandes regiões vinícolas francesas, reconheceu o Château Coutet como “o melhor Sauternes em Barsac”.
Em 1977, Marcel Baly e dois de seus filhos, Philippe e Dominique, tornaram-se os novos proprietários do Château Coutet. Com zelo e determinação, iniciaram a tarefa de renovar o vinhedo e os edifícios da adega e cerca de duas décadas mais tarde, os dois irmãos concluíram um acordo com a Baron Philippe de Rothschild SA. A equipe de vinificação agora é aconselhada pela equipe técnica do Château Mouton Rothschild.
O Château Coutet 2014 foi classificado em terceiro lugar no Top 100 World Wines publicado pela Wine Spectator, uma conquista que estimulou a equipe da propriedade a alcançar ainda mais.