Entrar no mundo do Vinho pode ser um pouco desafiante. O nosso paladar precisa de tempo para se adequar aos diferentes sabores, e nem sempre é fácil escolher o melhor vinho do leque de ofertas existente. Mas não se preocupe! A nossa lista vai ajudar na seleção do vinho ideal para iniciantes!
O importante é iniciar este processo com vinhos que ajudem a descobrir o seu paladar no que toca a vinho! Deve iniciar a sua experiência com vinhos leves, doces, pouco ácidos e com um baixo nível de taninos. Os Vinhos com estas características são facilmente desfrutados pois não deixam um sabor adstringente na boca, o que poderia criar uma sensação desagradável e prejudicar a sua experiência com o Vinho.
Assim, o paladar vai aprendendo a apreciar os vários sabores e posteriormente conseguirá avançar para estilos mais elaborados.
Tipos de Vinho ideais para iniciar a sua jornada:
- Riesling: um vinho elegante, com um sabor frutado distinto, é apreciado por não ser muito encorpado;
- Chardonnay: um vinho pouco ácido e seco, porém bastante frutado, evidenciando sabores a melão, manga e maçã;
- Syrah: apesar de apresentarem um gosto ligeiramente apimentado, os vinhos da casta syrah são distinguidos pelo seu forte sabor a fruta e caracterizam-se por serem macios e convidativos;
- Pinot Noir: ideal para iniciar os vinhos tintos, pois é conhecido por ser leve, com um baixo nível de taninos e, mesmo sendo um vinho seco, apresenta aromas intensos a frutos do bosque, morango e cerejas.
- Cabernet Sauvignon: um vinho ligeiramente mais rico e ácido, com aromas a cassis, folha de tomate, especiarias e madeira de cedro. Este tipo de vinho é mais intenso e pode não ser imediatamente adorado pelos iniciantes.
Depois de experimentar cada um destes vinhos, está pronto para expandir os seus horizontes e provar vinhos mais complexos!
Um brinde!