Ainda em rescaldo dos Óscares, decidi voltar a partilhar convosco mais dois filmes que têm o vinho e a sua indústria como personagens principais. Espero que gostem!
Red obsession
É um documentário australiano que fala sobre as tendências da indústria de vinho, da obsessão do mundo asiático pelos vinhos de Bordéus, e da sua consequente inflação. Com entrevistas a enólogos e winelovers de todo o mundo, narrado pelo actor Russell Crowe. Muito interessante.
Para este filme, recomendo um grande vinho tinto Português, o Monte Cascas Reserva, do Douro.
Mondovino
Este é outro documentário. Retrata o tema da globalização, tendo como personagem principal a indústria do vinho e a transformação das formas de produção no velho mundo, influenciadas pelo mercado americano.
Conta com testemunhos de grandes pessoas na indústria do vinho. Por exemplo, enquanto representante dessa mudança, o mais requisitado enólogo do mundo, Michel Rolland, garante um paladar homogéneo nos seus vinhos para o grandes mercados. Por outro lado, o crítico de maior influência mundial, Robert Parker (fundador da Wine Advocate) revela ter colocado o seu nariz e palato num seguro, visto que sua opinião pode abalar as bolsas mundiais.
Para este, recomendo um dos melhores Vinhos do Porto Tawny no mercado, o Niepoort Tawny Dee.
Txim Txim, e bom filme!