Touriga Nacional: uma das mais nobres castas tintas portuguesas. Dito por uns “Turiga” e por outros “Tôuriga”, é também conhecida por Tourigão, Elvatoiriga, Tourigo Antigo, Preto Mortágua, Tourigo do Dão e Touriga Fina.

Esta casta tem, de facto, uma presença notória praticamente em todas as regiões do país. Com destaque no Douro e, obviamente, para o Dão, considerado por alguns estudiosos o seu berço, e onde, quando bem trabalhada, é rainha.

Na região do Douro, além de contribuir para a constituição de grandes Vinhos do Porto, passou há uns anos a brilhar em vinhos não fortificados, de blend e em monocastas.

Além das regiões do Dão e do Douro, esta casta está presente no Alentejo, Bairrada, Lisboa, Algarve e na região dos Vinhos Verdes.

Há mais de 15 anos que a Touriga Nacional despertou interesse de produtores internacionais e foi plantada por este mundo fora, criando a possibilidade de mostrar aos consumidores e críticos estrangeiros o potencial desta casta.

Os vinhos que esta casta dá, quando equilibrados, e bem estruturados, são inconfundíveis. Com toda a sua elegância, robustez, corpo e cor profunda, apresenta aromas de amoras, mirtilos, ameixas e notas florais muito características de flor de laranjeira, caruma, violeta, flores silvestres e rosmaninho.

Quando estagiada em madeira, uma maior complexidade é-lhe conferida. Com excepcionais qualidades aromáticas, é sem dúvida o nosso melhor exemplar.

Txim txim e boas tourigas!


mini-joao

crónica por joão guedes

Partilhar: