O Terroir

Com certeza que já ouvimos a palavra Terroir: “ o vinho depende do Terroir”, “ isto é que é um vinho de Terroir”, etc.

Durante algum tempo existiu uma “discussão” sobre o que seria o Terroir, e só recentemente, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) chegou a uma definição oficial sobre seu significado.

É uma palavra de origem francesa sem tradução, que pode ser definida como a especificidade do local onde a vinha está plantada. O clima, o solo, a casta/ porta-enxerto e a intervenção do homem, expressam o perfil de um vinho de uma determinada região.

Solo:  Ao suportar as raízes da videira e proporcionar-lhe água e nutrientes, os solos mais ricos automaticamente trazem vigor, uma grande produção de cachos e vinhos menos complexos, devido à falta de concentração da fruta. Os solos mais pobres limitam o crescimento e o rendimento da videira, determinando assim uma produção de uvas mais ricas que vão originar vinhos mais estruturados.

Clima: A qualidade da uva e do vinho é determinada pelo clima. Os melhores climas são os temperados porque têm maior temperatura durante o dia, favorecendo o amadurecimento das uvas, enquanto à noite o frio faz a planta “descansar”.

Altitude: Tem relação com o clima porque o seu aumento faz com que a temperatura diminua. É por isso que em lugares mais frios a maturação é mais tardia.

Chuva: Consoante a época em que a chuva aparece, a videira vai reagir de forma diferente. Em caso de chuvas intensas durante a vindima, a qualidade vai ser afectada porque o grau de açúcar vai descer, o que aumenta a probabilidade de ataques de míldio.

Relevo: Boa exposição solar em declives mais acentuados facilita uma boa maturação das uvas e uma melhor drenagem natural das águas das chuvas, aumentando assim a qualidade do vinho.

Para além disso, a equipa técnica de enologia tem um papel importante na elaboração de um vinho porque beneficia do terroir, extraindo a melhor matéria prima possível de uma região.

Em Portugal, o clima, o solo, as castas e a sabedoria dos viticultores fazem dos vinhos portugueses dos mais famosos do mundo. Por isso, há que ter em conta estes factores e conhecer o Terroir da região.

E como o vinho vem da vinha. . .

Txim, Txim e Boas Pomadas!

Partilhar: