Por ser um peixe, o Bacalhau não tem, necessariamente, de ser acompanhado por Vinho Branco. Nós recomendamos! Mas existem outras opções.

No geral, se acompanhar com um Vinho Branco Leve, nunca falhará! Mas se quiser ter novas experiências gastronómicas, onde os delicados sabores se complementam, poderá escolher Brancos encorpados ou, até, Tintos leves. Não se arrependerá se eleger um Alvarinho Branco ou Trincadeira Tinto pois a acidez do Vinho permite equilibrar as características de um Bacalhau Salgado.

Tenha em atenção que pratos salgados são capazes de alterar os sabores dos elementos que acompanham a refeição. Os Vinhos podem parecer mais doces do que são na presença de sal. Deste modo, Vinhos secos com um médio a elevado grau de acidez, tendem a ser o acompanhamento ideal.

O Bacalhau Salgado pode ser cozinhado de mil e uma maneiras, ou seja, mil e uma maneiras para combinar com Vinho! Com um sabor forte, o Bacalhau precisa de um Vinho que o complementa e que não se sobreponha!

Aqui apresentamos castas ideais para acompanhar algumas das suas receitas preferidas de Bacalhau:

  • Os Bolinhos de Bacalhau combinam na perfeição com um Alvarinho bem fresco.
  • Se fritar uma posta de Bacalhau acompanhe-a com uma garrafa fresca de Vinho Verde.
  • O típico Bacalhau com natas também liga bem com Vinho Verde, mas se quiser elevar a fasquia experimente com um Rioja Branco ou com um Branco do nosso Douro.
  • Se o seu prato de Bacalhau também incluir ingredientes como tomates, pimentos ou chouriço, pode apostar num Vinho Tinto encorpado – Cabernet ou Merlot.
  • Para acompanhar um prato de Bacalhau lascado, Chardonnay é o mais apropriado.
  • O famoso Bacalhau assado recomenda Pinot Noir para o jantar. 

    Assim, já terá uma ideia para o seu próximo jantar em casa de amigos ou até para a ceia de Natal! 


    Um brinde e um bom Natal!

 

Partilhar: