A garrafa de Vinho não seria a mesma coisa sem a sua rolha.
O som característico do abrir da garrafa com o saca-rolhas, eleva toda a experiência do seu consumo numa noite romântica à luz das velas. No entanto, a principal função da rolha não é criar o ambiente perfeito, mas sim assegurar uma boa vedação do Vinho dentro da garrafa de vidro. Aqui demonstramos 4 tipos de rolha e as respetivas características.
Rolha de Champanhe
Tal como o nome indica, este tipo de rolha é indicado para vedar garrafas de Champanhe e de Espumante. O seu formato é bastante diferente de uma rolha de Vinho tradicional e seu diâmetro é superior. Esta característica é crucial para suportar as altas pressões presentes nestas garrafas, que depois se traduzem no disparo característico deste tipo de Vinho.
Rolha Micro Granuladas
As Rolhas Micro Granuladas caracterizam-se pela aglomeração de excedentes (granulados) de cortiça provenientes da produção de rolhas naturais. Garantem a vedação perfeita para garrafas de Vinho de alta rotação e menor valor monetário por um período máximo de 2 anos.
Rolha Natural
A Rolha Natural permite a evolução perfeita do Vinho, sem que este perca o seu conjunto de aromas único. O reduzido nível de oxigénio dentro da garrafa permite que o Vinho envelheça com a qualidade desejada. Para além disto, a rolha de cortiça natural é ideal para vedar o Vinho pois adapta-se a todas as irregularidades do gargalo, mesmo que o vidro dilate ou contraia com a diferença de temperaturas.
Rolha Capsulada
Constituída por uma parte de cortiça e uma parte, por norma, de plástico, a Rolha Capsulada é utilizada em bebidas de alto teor alcoólico como Vinho do Porto, Licor, Whisky e ainda Moscatel de Setúbal. Uma vez que nenhuma das bebidas mencionadas é para ser consumida de uma só vez, este tipo de rolha torna-se muito prática para a sua reutilização.
Um brinde!