Rir faz bem à saúde ou, pelo menos, quando rimos sentimo-nos melhor.

 

Na Ted Talk “Porque é que nos rimos”, a neurologista cognitiva, Sophie Scott, partilha factos surpreendentes sobre o riso.

 

Sabia que temos 30 vezes mais hipóteses de rir quando estamos com alguém do que quando estamos sozinhos? Que onde encontramos mais risos é em interações sociais, como conversas? Que se perguntarmos a uma pessoa: “Quando é que te ris?” ela falará de uma comédia, de humor e de anedotas, mas se a observarmos quando ela se ri, ela estará a rir-se com os seus amigos. E que quando rimos com os outros, raramente rimos de piadas. Rimos para lhes mostrar que os entendemos, que concordamos com eles, que fazemos parte do mesmo grupo. Rimos para mostrar às pessoas que gostamos delas.

 

O riso é contagioso, pode ser involuntário ou social, cria laços, modela emoções.

 

Para comemorar o dia internacional do riso, que se assinala no dia 18 de janeiro, ria o mais que puder; veja uma boa comédia ou junte amigos e contem episódios engraçados uns aos outros, sempre com um copo de um bom vinho. Assim como o riso é uma ferramenta social, também o vinho aprecia uma boa companhia.

 

E veja esta prova de vinho que se tornou viral no Tik Tok; um empregado de mesa não consegue controlar o riso enquanto o cliente prova o vinho que havia pedido.

 

vídeo  foi divulgado pelo próprio, o cantor holandês, Dries Roelvink, que, a provar que o riso é contagioso, acaba a rir-se também.

 

Tenha um risonho dia internacional do riso 2024! Porque rir é o melhor remédio.

 

Faça tchim tchim com os nossos espumantes :-)!

 

Partilhar: