Quantas vezes queremos abrir uma garrafa mas desistimos da ideia?

Pensamentos do tipo “Que desperdício! Não vou beber tudo, o vinho vai-se estragar!”, são muito comuns.

Um vinho, quando fechado em garrafa, encontra-se em lenta evolução. É por isso que pode demorar anos a atingir o seu auge. Sendo o vinho um organismo vivo, o processo de evolução pode ser afetado por outras condições. Por exemplo, quando a garrafa é aberta e entra em contacto com o oxigénio, o processo é acelerado.

Existem algumas formas de conservar o vinho. A mais económica, mais prática e que não exige qualquer tipo de investimento, é utilizamos simplesmente uma rolha de cortiça e a porta do nosso frigorífico.

Quanto tempo dura um vinho depois de aberto?

Depois de aberta uma garrafa de vinho, as suas qualidades iniciais vão-se alterando. O tempo considerado aceitável para que o vinho mantenha essas características depende muito do tipo de vinho em causa:

Espumantes: independentemente do seu preço, dificilmente se conservam depois de abertos, uma vez que o gás carbónico e os seus aromas “vão à vida” em poucas horas. Se abrir um Espumante ou Champagne o ideal é beber tudo no próprio dia, a menos que use um vedante próprio (wine stopper).

Vinhos Tintos: Regra geral, depois de abertos duram entre 3 a 5 dias. Quanto mais intenso, encorpado e alcoólico é o vinho, mais aguentará sem perder qualidade (até um máximo de 5 dias).

Vinhos Brancos: Nestes vinhos, a duração também é muito variável, mas regra geral aguentam cerca de 2 dias.

Vinhos Rosé: Pela forma como se dá o processo de vinificação, não deverão conseguir manter as suas qualidades durante mais de um dia.

Vinhos Fortificados: Tratando-se de Vinho do Porto Vintage, geralmente não deve aguentar mais do que 2 dias aberto. No caso de outros tipos de Vinhos do Porto e outros fortificados, poderão aguentar cerca de 3/4 semanas.

Colheitas Tardias: São vinhos que, depois de abertos, duram cerca de 3/ 5 dias. Duram mais do que um vinho de mesa “normal”, mas menos do que um fortificado.

Bag in box: Apesar de ser um formato muitas vezes conotado a vinho barato, hoje em dia não é difícil encontrar vinho português barato com grande qualidade. Sem dúvida uma excelente alternativa ao desperdício. Estas caixas duram cerca de 6 semanas depois de “abertas”.

Para aumentar a o tempo de guardo do vinho já aberto, o melhor sistema é comprar uma bomba de vácuo, à venda em qualquer hipermercado ou garrafeira, o que lhe permite ter o vinho em condições por várias semanas. E não custam uma fortuna!

E como o vinho vem da vinha…

Txim Txim e boas pomadas!


mini-joao

crónica por joão guedes

Partilhar: