Para descrevermos os sabores e aromas de um vinho, para que a degustação seja prazerosa e não uma tarefa enfadonha, a temperatura de serviço, é sem dúvida o que mais atenção devemos dar.

Interessante quando vejo a reacção de surpresa de amigos ou formandos, quando digo que o vinho tinto deve ser colocado na porta do frigorífico e bebido mais fresco. Para muitos “comensais” é frequente a ideia errada, que o vinho deve ser servido à temperatura ambiente, acham que o vinho quando bebido mais quente é que é bom.

No passado era assim, as casas eram muito frias e as garrafas vinham de caves húmidas a 5 oC. Era comum colocar o vinho perto da lareira para aquecer um pouco, o chamado chambrear. Hoje em dia, não faz sentido, são quentes, poucas são as salas de nossa casa ou restaurantes que estão à temperatura certa para uma apreciação correcta de um vinho.

Nos vinhos, existem diversos compostos voláteis, que desaparecem (evaporam) a uma certa temperatura.

  • Quanto mais alta a temperatura, menos compostos (aromas) ficam dentro de um copo de vinho.
  • Aromas de fruta preta muito madura, ameixa, cereja, figo e mirtilo vão sobressair e tornar o vinho um pouco mais pesado. O que significa que para beber um vinho a 16 oC será sempre preciso refrescar.
  • Os vinhos ficam mais interessantes, elegantes e exuberantes, quando os aromas são mais leves e delicados (florais e frutas vermelhas).

Como um termómetro para vinhos, nem sempre está à mão na hora de abrir uma garrafa, deixamos aqui duas dicas muito práticas:

  1. Na boca – um vinho tinto nunca deverá deixar uma sensação morna ou quente e no nariz – um aroma forte a álcool etílico. Antes pelo contrário, deverá deixar uma leve sensação de frescura e leveza, o que indica que o vinho está na temperatura correcta para ser bebido.
  2. Se a temperatura estiver muito baixa, é sempre mas fácil aquecer um copo de vinho com a mão e impossível refrescá-lo da mesma maneira. Portanto, 16 oC será a temperatura ideal para bebermos um vinho tinto.

Aqui https://www.vinha.pt/como-refrescar-vinho/ poderá encontrar como arrefecer um vinho em poucos minutos.

E como o vinho vem da Vinha,

Txim txim

Texto por: João Guedes.

Partilhar: