Com curadoria do chef escalabitano Rodrigo Castelo que recebeu este ano uma estrela Michelin e uma estrela verde, a Câmara Municipal de Santarém promove a 4ª edição do evento “Petiscos e Vinhos do Tejo”.
A iniciativa decorre de 5 de Abril a 5 de Maio, em 27 restaurantes/gastrobares da cidade, onde todos poderão provar os melhores petiscos e vinhos da região.
Por 10 € os visitantes podem deliciar-se com um petisco acompanhado por um copo de vinho, podendo ficar a 5,00 € se adquirirem um Voucher no Posto de Turismo de Santarém.
Para além deste desconto, a Câmara Municipal de Santarém lançou também um passatempo em que os primeiros 15 participantes a visitarem 10 dos estabelecimentos aderentes ganham três (3) garrafas de vinho do Tejo.
São ótimas razões para visitar Santarém e descobrir os melhores petiscos e vinhos do Tejo.
Caso não tenha disponibilidade ou prefira ficar em casa, experimente acompanhar duas deliciosas receitas escalabitanas com a seleção do sommelier Rodolfo Tristão com 6 vinhos do Tejo.
Petingas de Escabeche:
Ingredientes: Petingas (ou sardinhas, ou outro peixe miúdo), cebolas, alhos, azeite, vinagre, sal, pimenta e louro.
Preparação: Arranje as petingas tirando-lhes as cabeças e vísceras. Tempere-as com sal e frite-as em azeite, sem enfarinhar, até estarem bem fritas. Disponha-as num prato fundo. No azeite que serviu para fritar as petingas, refogue sem deixar chegar a alourar, a cebola, os alhos e a folha de louro. Tempere este refogado leve com sal e pimenta, junte uma quantidade generosa de bom vinagre de vinho (tanto de azeite como de vinagre) e regue as petingas com esta mistura. Deixe em sítio fresco (no Verão, no frigorífico) de 1 a 3 dias.
Tomatada de Ovos:
Ingredientes para 4 pessoas: 2 cebolas médias; 2 dentes de alho; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; 1 kg de tomate maduro; 4 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de farinha; pimenta branca; sal; açúcar; 4 ovos (ou 8 se for prato único).
Preparação: Picam-se as cebolas e os alhos grosseiramente e levam-se ao lume com o azeite, o louro e a salsa. Quando a cebola estiver macia, junta-se o tomate em bocados e tempera-se com um pouco de sal e de pimenta. Deixa-se cozer, esmagando o tomate. Depois de tudo bem macio, passa-se por um passador. Leva-se novamente ao lume juntando a farinha necessária para se obter um creme espesso ( geralmente uma colher de sopa de farinha). Deixa-se cozer a farinha, rectificam-se os temperos e junta-se um pouco de açúcar. Abrem-se os ovos para dentro do molho e deixam-se escalfar.
Estas duas receitas foram retiradas do site da Câmara Municipal de Santarém, onde pode encontrar mais deliciosos petiscos para acompanhar com Vinhos do Tejo.
Boas pomadas!