A Páscoa em Portugal tem tradições gastronómicas muito vincadas. Passando pelo folar, o cabrito e os ovinhos de chocolate, também não pode faltar um bom vinho e um bom licor a regar as refeições e as doçarias. Mas assim como em Portugal, também pelo mundo fora existem tradições muito próprias quanto ao que se vê em cima da mesa. Conheça algumas aqui:

  1. Babka Wielkanocna – Polónia:
    Tem um nome que é um desafio de pronunciar, mas é uma delícia de se comer. Um bolo doce e esponjoso coberto com xarope de rum e a açucar. O seu complicado nome vem da palavra polaca para “avó”. Tão indispensável na Páscoa como os doces.
  2. Pernil Assado – América do Norte:
    Uma perna de porco, coberta de açucar amarelo e mostarda cozinhada no forno, lentamente, durante horas. Soa mesmo muito bem e é a tradição norte-americana da Páscoa. Simples e delicioso.
  3. Cozonac – Bulgária:
    Um pão doce e esponjoso nativo da Bulgária e Roménia faz as delícias dos habitantes destes países que celebram a Páscoa segundo as tradições.
  4. Fanesca – Ecuador:
    Esta sopa é preparada na semana anterior à Páscoa e é feita de bacalhau, chila, abóbora e 12 tipos diferentes de feijão e grão. É tipicamente servida com ovo cozido, banana da terra frita, ervas e salsa.
  5. Reino Unido – Hot Cross Buns
    A mais religiosa e tradicional das iguarias é um pão doce com uvas passas e uma cruz cortada ou feita com algum tipo de cobertura, aludindo às tradições cristãs.

Para todos estes pratos e muitos mais, a Vinha fez uma seleção dos melhores vinhos e licores para ter à mesa nesta Páscoa. Conheça-os aqui.

Partilhar: