Em Portugal, a Páscoa é tempo de reencontros e sabores reconfortantes. À mesa, não faltam o folar, o cabrito assado e, claro, os ovos de chocolate. A acompanhar, um bom vinho ou licor é quase obrigatório. Mas, tal como por cá, também noutras partes do mundo a tradição celebra-se com receitas muito próprias. Descubra alguns pratos típicos de Páscoa de diferentes países — e como pode harmonizá-los com vinhos portugueses.

Babka Wielkanocna – Polónia

Pode ser difícil de pronunciar, mas é fácil de gostar. A Babka Wielkanocna é um bolo doce e fofo, aromatizado com rum ou baunilha, e coberto com glacê ou açúcar em pó. O nome vem da palavra polaca para “avó” e é presença certa nas mesas pascais polacas.

Harmonize com: Vinho de Carcavelos Quinta da Corrieira ou com o Espumante Luiz Costa Pinot Noir Chardonnay.

Presunto de Páscoa – Estados Unidos

Este prato consiste numa perna de porco assada lentamente e coberta com uma crosta caramelizada de açúcar mascavado e mostarda. Muito apreciado na América, é perfeito para refeições em família.

Harmonize com: Vinho tinto Curral Teles Epsilon ou com o vinho rosé Quinta das Cerejeiras.

Cozonac – Bulgária e Roménia

O Cozonac é um pão doce e fofo, recheado com nozes, cacau ou frutas cristalizadas. Aromático e reconfortante, é um clássico da Páscoa na Roménia e na Bulgária e uma verdadeira tentação para os apreciadores de doces tradicionais.

Harmonize com: Vinho da Madeira Fanal Fajã das Contreiras ou com o vinho branco Pasmados Garrafeira.

Fanesca – Equador

Durante a Semana Santa, os equatorianos preparam a Fanesca, uma sopa rica feita com bacalhau e doze leguminosas — uma para cada apóstolo. Costuma ser servida com ovo cozido, banana-da-terra frita e ervas aromáticas.

Harmonize com: Vinho branco Quinta da Lagoalva Grande Reserva Fernão Pires ou com o vinho branco 1808 Field Blend.

Hot Cross Buns – Reino Unido

Estes pãezinhos doces, com uma cruz no topo, representando a crucificação de Cristo são uma das iguarias mais simbólicas da Páscoa Britânica. Levam passas ou frutas cristalizadas e têm um sabor suavemente especiado.

Harmonize com: Vinho do Porto Van Zellers & CO 20 anos ou com um Bulas Dry White 30 anos.

Pashka – Rússia

Feita com queijo cottage (tvorog), a Pashka é moldada em forma de pirâmide, representando o túmulo de Cristo. É frequentemente decorada com frutas secas e nozes.

Harmonize com: Vinho Moscatel Horácio Simões Heritage ou com o vinho de Carcavelos Quinta da Bela Vista.

Colomba Pasquale – Itália

Semelhante ao panetone do Natal, a Colomba Pasquale é um bolo em forma de pomba que simboliza a paz e o Espírito Santo. É preparado com uma massa leve enriquecida com frutas cristalizadas e coberto com amêndoas e açúcar.

Harmonize com: Espumante Ramilo Rosé Bruto ou com o espumante Camaleão Alvarinho.

Lamala – Alsácia (França)

A Lamala é um bolo em forma de cordeiro, símbolo de Cristo como o “Cordeiro de Deus”. É tradicionalmente servido polvilhado com açúcar em pó durante as celebrações pascais.

Harmonize com: Colheita tardia Pacheca ou uma colheita tardia Lagoalva.

Tenha uma Páscoa Feliz, cheia de sabor e bons vinhos!

Partilhar: