Um dos segredos mais mal guardados de Portugal é a região do Douro Vinhateiro. Berço de alguns dos melhores vinhos do mundo, esta região detém uma série de fatores que fazem desta área um verdadeiro oásis da produção de vinho. O Douro tem em si uma panóplia de segredos a céu aberto, à espera que todos os descubram. Conhece-os?
1. O Douro é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Foi em 1756 que o Marquês de Pombal atribuiu o estatuto a esta região. Em 2001 veio o reconhecimento da UNESCO enquanto Património da Humanidade.
2. Os socalcos talhados pela mão do Homem são uma presença marcante na paisagem e um dos fatores mais importantes para a existência da produção de vinho nesta região. Devido à inclinação das faces montanhosas dos vales do Douro, a plantação de vinha só é possível com a construção destes muros de xisto
3. Os vinhos do Douro são tipicamente doces devido à longa exposição solar das vinhas, apenas possível devido à orientação das encostas onde são escavados os socalcos.
4. A área do Baixo Corgo é a mais pequena em dimensão mas a maior no que toca a área de vinha e produção de vinho. As restantes áreas desta região são o Alto Corgo e o Douro Superior, situadas mais para o interior do território.
5. Existem cerca de 33 mil produtores no Douro embora a maioria tenha apenas 1 hectare de terreno e venda a sua produção para cooperativas ou outros grandes produtores.
Estes fatores e inúmeros outros estão à espera de ser descobertos dentro das garrafas dos melhores vinhos. Descubra alguns dos melhores vinhos do douro aqui.