Harmonizar vinho com comida

Com a infinidade de pratos existente, a tarefa de escolher o vinho perfeito pode ser complexa. Vamos descomplicá-la?

Ora: cada prato, mais ou menos doce, mais ou menos salgado, mais ou menos ácido, … tem requisitos muito particulares. Na verdade, um bom prato nem sempre tem que vir acompanhado de vinho. Contudo, se é possível, porque não juntar o melhor de dois mundos?

Olhando para o prato e conhecendo os seus sabores, pode quase adivinhar qual o vinho mais adequado à ocasião. Procure identificar os aromas e sabores do prato e procurar por eles no vinho. Pratos aromáticos: vinhos aromáticos; pratos ácidos: vinhos ácidos; pratos doces: vinhos doces… Nem sempre a regra se aplica, mas poderá resultar bem, bem como a tradicional ideia do vinho tinto para carnes e brancos para pratos de peixe, que acaba por cair em desuso. Contudo, uma má harmonização pode resultar numa mistura de sabores nada agradável!

Por isso, para uma orientação mais detalhada, deixamos-lhe algumas dicas para que possa usufruir em pleno desta combinação perfeita:

  • Se a sua refeição for peixe, procure um vinho branco suave ou um rosé. Não se esqueça que, em particular com a sardinha, o vinho verde será o ideal.
  • Para pratos ácidos, como o caso das saladas quando temperadas com vinagre ou limão, um vinho com maior teor de acidez será o mais adequado. Incluem-se nesta secção vinhos verdes, brancos da Beira Interior, Dão, Douro, …
  • Igualmente, os pratos italianos, incluindo o risotto, pedem vinhos brancos bem macios e com boa acidez. A harmonização de vinhos com massas depende dos ingredientes principais do molho
  • Para o sushi opte por vinhos brancos, leves e frescos, rosés ou espumantes.
  • Para terminar, até a sobremesa tem direito a um acompanhamento especial! Pode optar por servir uma fruta leve e fresca, de preferência laminada, para ajudar a digerir a refeição. E, para acompanhar, não se esqueça do acompanhamento ideal: o nosso Vinho do Porto, um Moscatel, um espumante doce ou meio-doce, ou ainda um Colheita Tardia. Caso a sobremesa seja salgada, um vinho tinto jovem deverá equilibrar os sabores.

Desfrute destes bons momentos com grande prazer!
À nossa!

Partilhar: