Todos os anos, os editores da Wine Spectator analisam os vinhos avaliados nos 12 meses anteriores e publicam o Top 100, com base na qualidade, no valor, na disponibilidade e na emoção que os diferentes vinhos oferecem.
Em 2023, dois vinhos portugueses ficaram nesse Top 100. São eles o vinho tinto Quinta de La Rosa Reserva 2019, um vinho do Douro, que alcança o 13.º lugar com 95/ 100 pontos e, da Região dos Vinhos Verdes, o vinho Branco Muralhas de Monção 2022, em 41.º lugar com 90/ 100 pontos.
Vinho Tinto Quinta de La Rosa Reserva, 2019, Douro
“Este elegante vinho tinto revela um sentido de contenção, com uma acidez vibrante e taninos tensos e esculpidos envolvidos numa camada de textura exuberante que transporta notas de groselha preta esmagada e puré de amora, violeta e sálvia selvagem, sândalo, ardósia e fumo. Abre-se no copo, expandindo o perfil rico para revelar detalhes de anis moído e pimenta rosa, eucalipto, espresso e tosta num final duradouro.”
Vinho Branco Muralhas de Monção, 2022, Vinhos Verdes
“Há uma base de pedra lascada neste branco aromático, que exibe uma gama suculenta de damasco maduro, laranja sanguínea, flores brancas, casca de limão e gengibre em conserva. Elegante e linear, com um toque salino no final. Alvarinho e Trajadura. Beba agora.”
Neste início de 2024, prove os vinhos das adegas portuguesas do Top Mundial Wine Spectator 2023, na Vinha! Clique já: Quinta de La Rosa e Muralhas de Monção