No dia 23 de Abril celebra-se o Dia Internacional da Língua Espanhola e para o fazer condignamente encontra na Vinha uma seleção dos melhores vinhos de Espanha.

A data comemora o falecimento do maior génio da literatura espanhola, Miguel de Cervantes, em 23 de Abril de 1616. Curiosamente, nesse dia, morre também o grande dramaturgo William Shakespeare, sendo por isso que o Dia Internacional da Língua Espanhola coincide com o Dia Internacional da Língua Inglesa. É também no dia 23 de Abril que se comemora o Dia Mundial do Livro.

Mas curiosidades à parte, já ouviu falar de Ribera del Duero, Priorat ou Rioja? Ou da casta Tempranillo, Albariño, Garnacha ou Verdejo? Provavelmente se é amante de vinhos, já.

Espanha é desde o tempo dos romanos até aos dias de hoje uma potência vitivinícola, que produz e exporta para o mundo inteiro uma ampla variedade de vinhos mundialmente famosos.

A “terra de nuestros hermanos” possui uma variedade impressionante de castas autóctones, com cerca de 600 variedades, embora a produção principal se baseie em aproximadamente 20% delas, distribuídas por várias regiões.

Algumas das regiões de vinhos mais afamadas são:

Rioja: localizada no norte do país. Esta região é conhecida pelos seus vinhos tintos robustos e elegantes, feitos principalmente a partir da uva Tempranillo. Os vinhos de Rioja são frequentemente envelhecidos em barris de carvalho, o que lhes confere sabores de baunilha e especiarias.

Ribera del Duero: também no norte, os vinhos desta região são encorpados, com taninos firmes e sabores intensos de frutas escuras e especiarias.

Andaluzia: no sul de Espanha, é conhecida pela produção do vinho fortificado mais famoso do mundo, o vinho de Jerez ou xerez.

Catalunha: abriga diversas DOs, incluindo Penedès, conhecida por seus vinhos espumantes Cava, e Priorat que produz vinhos memoráveis, principalmente tintos feitos de Garnacha em solos de xisto.

Rías Baixas: conhecida pelos seus vinhos brancos frescos e aromáticos, especialmente da casta Albariño.

La Mancha: é conhecida pela sua vasta extensão de vinhas e pela produção em grande escala de vinhos de mesa. Atualmente, La Mancha começa a ganhar reconhecimento pelos seus vinhos de qualidade superior, especialmente aqueles feitos a partir de variedades como Tempranillo, Garnacha e Syrah.

Mas, para além de ser a maior Denominação de Origem do mundo, La Mancha é também a terra do mítico personagem de Miguel de Cervantes, Dom Quixote.

E por isso, neste Dia da Língua Espanhola, em que também se comemora do Dia Mundial do Livro, sugerimos que leia ou releia a obra “Dom Quixote de La Mancha” acompanhada pelos melhores vinhos de Espanha que encontra aqui.

Partilhar: