crónica por joão guedes
Pegar num copo é um gesto simples, mas se for feito de forma errada influencia directamente o consumo de qualquer bebida.
No que diz respeito ao vinho, aliada à forma de segurar o copo, é também importante a quantidade que servimos no copo. É importante não servir mais de 1/3 de um copo de pé, para que seja possível agitar, movimentar, e tirar maior partido dos aromas e da textura do néctar. Se a quantidade for superior, não só é deselegante como será mais difícil agitarmos o vinho, podendo inclusive saltar fora. No caso dos brancos, faz com que o tempo de degustação se prolongue, e naturalmente ele aquecerá e não saberá tão bem.
Nos espumantes devemos servir até metade do flute, pelas mesmas razões.
Como segurar correctamente no copo?
Devemos segurar pelo pé, não com a mão toda mas sim com 3 dedos. Colocamos o dedo indicador, o dedo médio e o polegar no pé, sem tocar no corpo do copo, de forma a não deixar marcas dos dedos e não transmitir calor para o vinho, que naturalmente irá aquecer e alterar o aroma do vinho. Quanto mais quente, menos fruta, mais álcool, vinho mais desagradável e aborrecido.
Se o copo não tiver pé, devemos segurá-lo imediatamente acima da linha do vinho, de modo a evitar o sobreaquecimento.
Saudações vínicas e boas pomadas!