Ver um filme, beber um bom copo de vinho e poder saborear um charuto cubano, são das coisas que mais me entretêm (o filme e o vinho, só por si, fazem maravilhas na cultura do ócio).

Assim sendo, a partir de agora vou partilhar com alguma frequência uma lista de filmes que têm o vinho como actor principal. Esta semana começamos com duas sugestões:

Bottle Shock – Duelo de Castas

Realizado por Randall Miller, é um filme baseado numa história verídica, que retrata o início da indústria de vinhos na Califórnia nos anos 70.

O especialista de vinhos Steven Spurrier, fundador da “Academie du Vin” e jornalista consultor da revista Decanter, acreditava que os vinhos franceses eram os ícones mais delicados e finos do mundo.

Em 1976, mudou para sempre a história do vinho.

Seguro de que os pequenos vinicultores de Napa Valley e os seus vinhos não estavam à altura das melhores colheitas de França, resolve criar um concurso que ficou conhecido como “o julgamento de Paris”, uma prova cega entre vinhos Franceses e Americanos…

Para acompanhar este filme, aconselho o Vinho Branco Cova da Ursa Chardonnay.

Sideways

É uma comédia-drama do realizador Alexander Payne. Conta a história de um escritor frustrado, recém divorciado e com uma paixão enorme por vinhos, e do seu melhor amigo, que de vinhos percebe zero.

Resolvem fazer uma viagem de despedida de solteiro, pela rota de vinhos da Califórnia. Ao longo da viagem vão degustando vinhos e acabam por conhecer duas mulheres, sendo que uma delas influência profundamente na vida do primeiro.

Aqui, aconselho o Vinho Tinto Quinta de Cidrô Pinot Noir.

Txim Txim e bom cinema!


mini-joao

crónica por joão guedes

Partilhar: