Não podemos comprar felicidade, mas podemos comprar queijo e vinho, que é quase a mesma coisa! Siga as nossas dicas para garantir que o seu serão acompanhado de amigos, queijo e vinho seja um sucesso!
Intensidades Semelhantes
Em primeiro lugar, é importante combinar queijo e vinho com intensidades semelhantes para que nenhum dos elementos se sobreponha ao outro. Assim, vinhos com teor alcoólico superior a 14,5% (considerados intensos) combinam com queijos de sabor mais forte. Do mesmo modo, se o teor alcoólico do vinho for inferior a 12%, queijos com sabores mais delicados criarão a união ideal. Para atingir o equilíbrio perfeito, experimente combinar:
- Vinhos como Pinot Noir ou Beaujoulais com queijos de vaca de textura firme como Gruyère ou Comté;
- Vinhos como Cabernet Sauvignon ou Merlot com queijos mais envelhecidos, também de vaca, como Cheddar ou Gouda.
Vinho Tinto
Podemos dividir a categoria do Vinho Tinto em duas: Ousados e Leves. Vinhos Tintos Ousados e queijos envelhecidos, ricos em sabores fortes, são aliados infalíveis – Vinhos da casta Syrah e Gouda envelhecido fumado – assim como os Vinhos Tintos Leves e os queijos de sabores delicados com texturas semi-firmes – Pinot Noir e Brie.
Vinho Branco
Podemos considerar o Vinho Branco bem mais versátil do que o Vinho Tinto quando falamos de queijo. O Vinho Branco combina facilmente com diferentes variedades, exceto um: o queijo azul, uma vez que o seu sabor forte se sobrepõe ao sabor do vinho. Deste modo, boas apostas seriam juntar um Saugvinon Blanc a um queijo de cabra ou complementar um Resling seco com um Fondue de queijo.
Vinho Rosé
Os Vinhos Rosé ligam bem com sabores leves e frescos, por isso, adicionar uma fatia de Mozzarella a um copo de Rosé torna-se uma experiência inigualável.
Espumante
Devido à sua elevada acidez, espumantes acompanham muito bem queijos suaves e cremosos. Não ficará indiferente à junção de Champanhe com Camembert.
Vinho do Porto e Vinho da Madeira
Vinhos fortes pedem queijos fortes! Tanto o Vinho do Porto como o Vinho da Madeira combinam com Queijo da Serra e com queijos “azuis” (conhecidos pelo seu forte aroma). Quanto mais envelhecido for o vinho, mais “fedorento”/aromático pode ser o queijo, uma vez que esta característica pode ser complementada pela doçura do vinho. Experimente provar um copo de Vinho do Porto com uma fatia dwe queijo Roquefort. Pode também experimentar um copo de Vinho da Madeira acompanhado de uma fatia de Queijo da Serra.
Se ainda estiver com dúvidas, experimente:
- Combinar queijos e vinhos da mesma região. Por exemplo, Queijo Manchego e Vinho Garnacha (ambos de Espanha);
- Comprar um queijo de textura firme para acompanhar quer Vinho Branco quer Vinho Tinto. Este apresenta um nível de gordura suficiente para contrabalançar os taninos do Vinho Tinto, bem como um grau de delicadeza adequada para provar com Vinho Branco. Assim, fica com pouca margem para falhar.